Programa Alimentos Seguros: segurança alimentar para seu negócio
Por meio do Programa Alimentos Seguros (PAS), o Senac SC trabalha para garantir a segurança alimentar nos estabelecimentos de gastronomia. Com capacitações e...
No início deste ano, pesquisadores da Universidade de Oxford, no Reino Unido, fizeram um estudo sobre os impactos da alimentação no mundo. Trata-se de uma análise dos benefícios para saúde e para o meio ambiente, quando adotada uma dieta baseada em frutas, verduras e legumes.
De acordo com a pesquisa, a cadeia alimentar é responsável por mais de 25% de todas as emissões de gases que contribuem para o efeito estufa – sendo que 80% desses advém da produção de gado. Além disso, dietas consideradas não saudáveis estão entre as principais causas de morte prematura.
O que comemos, de acordo com os resultados da pesquisa, influencia não apenas a nossa saúde, mas também o meio ambiente. Em relação à natureza, a redução no consumo de carne diminuiria consideravelmente a emissão de gases e o avanço do aquecimento global. As análises também sinalizaram benefícios para a saúde com a redução do consumo de alimentos de origem animal. Alto consumo de carne vermelha ou processada, somado ao baixo consumo de frutas e vegetais, são fatores que contribuem para a mortalidade prematura ou para o sobrepeso.
Veja os resultados da pesquisa:
Ao fim do estudo, eles defenderam que os benefícios para saúde e para o meio ambiente serão maiores quanto menor for a fração de alimentos provenientes de animais na nossa dieta. Ainda afirmam que os países seguissem uma dieta vegana, mais de oito milhões de vidas seriam poupadas até 2050, enquanto as emissões de gases poluentes seriam reduzidas em 67%.
Apesar da pesquisa ter mostrado um posicionamento bastante favorável às dietas com menor consumo de carne, o assunto ainda causa muita divergência. Muitos nutricionistas defendem o consumo de carne para compor uma dieta equilibrada e saudável. “Para ter uma alimentação saudável, a gente precisa de tudo um pouco, até da gordura e do colesterol da carne”, afirma a nutricionista Daniela Silveira, da Unifesp.
Independente de ser contra ou a favor do consumo de carnes, agora você já sabe como alguns alimentos que nós comemos pode impactar a sociedade. Que tal conhecer um pouco mais sobre diferentes tipos de culinária? O Senac SC possui cursos e workshops sobre o assunto. Conheça e se inscreva!
Fonte: http://www.pnas.org/content/113/15/4146.full
Por meio do Programa Alimentos Seguros (PAS), o Senac SC trabalha para garantir a segurança alimentar nos estabelecimentos de gastronomia. Com capacitações e...
Quando se fala em gastronomia, muitas vezes nos concentramos em sabores, aromas e apresentações. No entanto, a textura dos alimentos desempenha um papel...
O verão está chegando e, com ele, a necessidade de cuidar da pele de forma adequada. A exposição ao sol, o calor e...
Novo Post!