Alimentação saudável: variedade com as porções certas

144

Você provavelmente já tem algum conhecimento sobre quais alimentos trazem mais benefícios para a saúde. Por exemplo, é fácil distinguir que frutas têm uma variedade maior de nutrientes do que frituras. Mas se você realmente busca ter uma alimentação balanceada, pode ser interessante conhecer algumas orientações sobre como devem ser os direcionados hábitos diários. O Ministério da Saúde elaborou o Guia Alimentar da População Brasileira, em que são apresentadas algumas diretrizes alimentares, como estas:

– Estimular o consumo diário de cereais integrais (arroz, pães, farelos) e leguminosas (feijão, lentilha, ervilha, grão-de-bico, soja).

– Reduzir o consumo de frituras e alimentos ricos em açúcares, gorduras e sal.

– Consumir diariamente leite e derivados.

– Propor o consumo diário de carnes (bovina, aves, peixes) ou ovos, em pequenas quantidades.

– Estimular a ingestão de água (6 a 8 copos diários).

– Ler atentamente os rótulos dos alimentos.

– Propor o consumo diário e variado de frutas, legumes e verduras.

Depois de ler essas orientações, se você ainda tem dificuldades em escolher os alimentos, outras dicas também podem ajudar. A nutricionista e orientadora do Senac em Santa Catarina Elizabeth Nappi Correa sugere ter atenção ao “Programa 5 ao dia”, que orienta o consumo de cinco cores diferentes ao dia, preferencialmente na mesma refeição. A vantagem de um prato colorido é que cada cor representa nutrientes diferenciados. Veja abaixo a tabela com indicações de alimentos:


    Além das cinco cores, a pirâmide alimentar estruturada pelo Ministério da Saúde também auxilia a população a se alimentar de forma adequada. De acordo com Elizabeth, a pirâmide considera o hábito alimentar dos brasileiros e a disponibilidade de alimentos em nosso país. São recomendações gerais sobre quantas porções de cada alimento devem ser consumidas diariamente, mas que podem ser adaptadas por profissionais conforme as necessidades específicas de cada pessoa.

      O que você achou das dicas? Na próxima segunda-feira, 31 de março, é o Dia da Saúde e Nutrição. Então vamos aproveitar a data e seguir essas orientações valiosas! :)

      Leia também: