Como melhorar a sua presença digital
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Microlearning não é apenas mais uma palavra da moda, pelo contrário, é um modo de aprender com mais facilidade mesmo em meio à correria.
Em livre tradução, microlearning significa micro aprendizagem. Ou seja, esse método de ensino busca facilitar o aprendizado transformando em pequenas práticas, em curto período, com linguagem simples e de fácil compreensão.
Na prática, os conteúdos são fracionados de forma a oferecer uma experiência mais rápida e de fácil compreensão. Nesse método, os estudos buscam não ocupar muito tempo nem exigir muita concentração dos alunos.
Apesar de parecer um método que abrange menos conteúdo ou uma aprendizagem mais superficial, na verdade é um método eficaz para pessoas que possuem a rotina mais corrida e possuem menos tempo disponível para dedicar à aprendizagem.
Na verdade, esse método pode ser ainda mais eficaz, pois através dele é possível condensar os assuntos. Dessa forma, os alunos consomem objetivamente aquilo que precisam e não perdem tempo com assuntos que já dominam.
No ambiente corporativo o método microlearning pode ser ainda mais efetivo. Nessa metodologia, é possível identificar os assuntos de maior necessidade e direcionar a aprendizagem para esse objetivo.
Assim, é possível criar turmas e oferecer pílulas de conhecimento para um grupo de colaboradores sem afetar as demandas diárias. Além disso, os colaboradores podem se engajar mais e colocar em prática os aprendizados sem muita demora. Do mesmo modo que se otimiza tempo, é possível reduzir custos, já que o aprendizado é focado na deficiência do colaborador ou setor.
Primeiramente é preciso entender que há diversas formas de aplicação e cada uma depende da necessidade da equipe. Veja algumas:
Esse tipo de conteúdo é o que não se aprofunda em nenhum tema específico. No entanto, é importante abordá-lo para que se entenda o contexto como um todo.
Há também a metodologia que oferece uma biblioteca de informações que são essenciais para realizar atividades do dia-a-dia. Geralmente chamado de repositório de informações, esses materiais ficam disponíveis em tempo integral através de um drive, por exemplo. Dessa forma, o colaborador não precisa recorrer a fontes externas à empresa, que podem oferecer informações confusas ou que não são aderentes aos fluxos e processos da empresa.
Outra forma de oferecer a metodologia microlearning é através de séries de conteúdos que podem ser aproveitados por toda a organização. Essa maneira não precisa ser direcionada apenas para um grupo de colaboradores. Pelo contrário, dessa forma é possível atender várias deficiências, de vários colaboradores, através de um formato de conteúdo.
Outra forma de oferecer a metodologia microlearning é com conteúdos de correção. Principalmente se o aprendizado vem de fora da organização. Ou seja, essa é uma maneira eficaz de direcionar o aprendizado para os fluxos e processos da empresa.
Muito mais que um método, o microlearning oferece diversos benefícios que a aprendizagem comum perde. Principalmente se tratando de rotinas corridas e dias intensos no ambiente corporativo.
Entender a necessidade de cada colaborador ou equipe e direcionar a aprendizagem para isso pode facilitar. Ainda mais quando a metodologia favorece o ensino focado.
Com processos e fluxos bem definidos e padronizados, é possível aumentar a produtividade da equipe.
Entender a necessidade de cada equipe e/ou colaborador, facilita criar um plano de estudos e conteúdo focado em atender essas necessidades.
Ainda que o nome pareça complicado, o microlearning é uma boa metodologia para adotar no ambiente corporativo. Além de otimizar tempo e custos, microlearning facilita a aprendizagem num mundo cada vez mais turbulento.
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