Quem já alugou algum espaço, seja para morar ou com fins comerciais, sabe que os contratos podem vir cheios de regras. É comum que sejam colocadas cláusulas para garantir a preservação das características para que o imóvel permaneça do mesmo jeito de quando foi alugado.

Por isso, muitas pessoas nem pensam em pendurar quadros, quanto mais fazer alterações drásticas. Até uma mudança de cor de parede tem que ser revertida depois.

Problemas como esses fazem com que muitas pessoas sintam que ambientes alugados são pouco aconchegantes e até genéricos, mas com um pouco de cuidado isso é coisa do passado. Confira algumas dicas para decorar seu ambiente alugado!

Tapetes

Quer esconder aquele piso antigo e fora de moda que não tem nada a ver com você? Utilize tapetes que combinem com o estilo que você quer colocar no ambiente. Esta é uma maneira de causar um grande impacto visual sem nenhuma intervenção que exija esforço para voltar atrás.

Tapetes, inclusive, são sempre uma dica e tanto para decoração, não só de ambientes alugados. Encontrar o certo faz a diferença!

Almofadas

Almofadas coloridas e com o seu estilo ajudam a dar o tom para ambientes alugados. Além de serem fáceis de trocar e transportar, elas oferecem aconchego para o móvel ou cômodo.

Produção cultural e design

Fotos e quadros

Pequenos furos na parede não são difíceis de reverter, e qualquer pintor consegue fazer isso no momento da pintura para devolver o ambiente alugado. Porém, mesmo para quem não quer usar a furadeira, quadros e porta-retratos podem ser apoiados em móveis, por exemplo. Molduras simples ajudam nesse aspecto.

Pintura

Você já teria que pintar as paredes antes de devolver seu ambiente alugado. Então, nesse meio tempo, por que não ousar um pouco? Pinturas artísticas e geométricas podem dar o tom da decoração do ambiente e ocupar um espaço grande da decoração.

Plantas

Plantinhas por todo o lado! Deixar o ambiente alugado com aquele verde maravilhoso e cheio de vida não é só saudável, mas também uma bela alternativa para decoração.

Plantas bem localizadas valorizam espaços que antes poderiam ser “mortos”, e não demandam nenhuma intervenção na estrutura.

Outras dicas

Todos os itens citados acima são de fácil transporte caso você esteja saindo de um ambiente alugado para outro. Mas além dos objetos de decoração, é importante pensar em móveis com essas características também. 

Por isso, prefira móveis de medidas padrão, que não terão problema em passar por portas e serem colocados em novos ambientes.

Publicações Relacionadas