Caminhos na área de TI
A área de Tecnologia da Informação (TI) já foi considerada o futuro, mas faz parte do presente há algum tempo. Com a digitalização...
Não é novidade que o mercado de trabalho na área de Tecnologia da Informação está em forte crescimento. Afinal, um levantamento da Acate (Associação Catarinense de Tecnologia), mostra que mais de 16,6 mil novas vagas na área, em Santa Catarina, devem ser abertas até o ano que vem. Dentro do TI, há os programadores. Além de poder trabalhar neste segmento em ascensão, quem lida com o tema desenvolve, certamente, outras habilidades de programação que podem ser úteis no dia a dia, como o raciocínio lógico.
Bem como, há quem diga que a programação não é apenas importante para profissionais de TI, mas também para todo mundo, pois será algo como “novo inglês” do futuro – já presente em determinadas ocasiões.
Não sabe por onde começar nesta área? O Jovem Programador, programa desenvolvido pelo Senac SC e o SEPROSC (Sindicato das Empresas de Processamento de Dados, Software e Serviços Técnicos de Informática do Estado de Santa Catarina) pode ser um caminho. Afinal, incentiva jovens catarinenses a se profissionalizarem na área de tecnologia e, portanto, desenvolver as habilidades de quem lida com a programação.
Nesse sentido, a nova edição tem novidades para esse ano. Os interessados, que precisam ter entre 16 a 35 anos, podem se inscrever até o dia 31 de maio. Assim, os cursos acontecerão em 17 cidades de Santa Catarina em formato híbrido. O início das aulas, portanto, está previsto para o mês de julho.
Como resultado, o Jovem Programador já levou para as salas de aula do Senac SC mais de 530 jovens, que já podem vislumbrar um futuro mais promissor: afinal, graças às parcerias com empresas do segmento, os estudantes já saem preparados para as oportunidades do mercado de trabalho. Logo, a expectativa é que o programa forme mais de 1.000 alunos em 2022.
Mas, afinal, quais são as cinco habilidades que você pode desenvolver aprendendo programação? O professor Luciano Figueiredo Coelho, do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade Senac de Palhoça, conta mais! Entre eles estão o raciocínio lógico, o enfrentamento de desafios e, por mais diferente que pareça, auxilia até na escrita e produção textual.
1. Estimula a organização e a priorização de tarefas:
Primeiramente, o processo de programação é bastante robusto tornando a organização de atividades um requisito fundamental na busca do objetivo proposto. Logo, é comum um desenvolvedor ter várias atividades em sua fila de desenvolvimento a serem executadas. Ele é capaz, entretanto, de identificar a relevância entre elas e priorizar o que é mais importante no momento. Portanto, esse senso de organização e priorização é levado para o cotidiano e abrange as demais áreas da vida do profissional.
2. Capacidade criativa para resolver problemas:
O processo de desenvolvimento de software é composto por processos e práticas que se relacionam de forma dependente e/ou autônoma. Logo, conhecendo o cenário de programação como um todo, o profissional desenvolve um senso crítico aguçado, capaz de identificar o problema na sua origem e de propor soluções criativas.
3. Disposição em enfrentar desafios:
A resiliência é uma marca fortíssima entre os programadores. Afinal, diariamente, situações e propostas desafiadoras se apresentam e dependem de esforço e conhecimento para serem atendidas. Logo, o fato de ter capacidade resolutiva faz com que o profissional se sinta motivado em aceitar os desafios propostos e, a cada entrega superada, o sentimento de realização é gratificante.
4. Desenvolve a comunicação verbal:
Quem é da área de programação, precisa se expressar de forma clara e em alguns casos de forma menos técnica. Portanto, saber identificar o nível de compreensão de quem está ouvindo e flexibilizar a linguagem é extremamente importante. Afinal, em algumas situações a solução precisa ser apresentada a profissionais de outras áreas, como igualmente para gestores.
5. Auxilia a escrita e a produção textual:
A facilidade de expressar suas ideias de forma estruturada e de atingir objetivos de maneira lógica faz com que, evidentemente, o profissional adquira uma maneira clara de conectar suas ideias e expressar o seu pensamento. Com isso, a comunicação entre as equipes e profissionais de desenvolvimento também se dá, na maioria dos casos, pela escrita e interpretação.
Gostou do conteúdo? O Senac SC está com inscrições abertas para diversos cursos superiores na área de tecnologia. Saiba mais: https://vestibular.sc.senac.br/
A área de Tecnologia da Informação (TI) já foi considerada o futuro, mas faz parte do presente há algum tempo. Com a digitalização...
A Internet está em constante evolução, e a cada nova fase, novas oportunidades e desafios surgem. Nesse sentido, a Web 3.0, a próxima...
A inteligência artificial (IA) se infiltrou em diversos setores da sociedade. Isso acabou impactando drasticamente a forma como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos...
Novo Post!