O fim de ano é um período marcado por extravagâncias, tanto nos comes e bebes quanto nos gastos. Enfeitar a árvore de natal, decorar a casa, comprar presentes para amigos e familiares e, claro, a famosa ceia de Natal. Isso mesmo, se você não souber como economizar na ceia de Natal, o momento que todos esperam – o de experimentar as delícias preparadas – pode sair bastante caro.

Todos esses gastos de fim de ano pesam no bolso, comprometem o 13º salário e fazem com que você entre em 2017 já com dívidas do ano anterior. No entanto, existem alguns cuidados que, se seguidos, facilitam a economia na hora de preparar a ceia de Natal.

Veja aqui 3 receitas econômicas para a ceia de Natal

Ficou interessado? Nós separamos 5 dicas que ajudarão você a organizar um jantar delicioso sem gastar muito! Confira:

1. Prepare o jantar em casa

Para a véspera de Natal, muitas famílias optam por fazer reservas em restaurantes, o que acaba saindo muito mais caro e, convenhamos, nem sempre a comida é tão gostosa.

A dica é, ao invés de ir a restaurantes lotados, preparar a sua própria ceia de Natal. Além de mais barato, é muito mais aconchegante!

2. Ceia colaborativa

Na hora de juntar os familiares e amigos para a ceia de Natal, organize o jantar de forma que cada convidado contribua com alguma coisa. Seja com um prato, com uma bebida ou com qualquer outro item necessário para o evento. Assim todo mundo ajuda um pouquinho e não fica caro para ninguém.

3. Adapte as receitas!

Na hora de montar o cardápio, seja criativo! Faça receitas que usem ingredientes da estação, produtos que estejam em promoção ou aqueles itens que você já possui em casa. Em vez de preparar um peru, que provavelmente custará caro nessa época do ano, você pode cozinhar um lombo suíno. O arroz temperado também pode ser facilmente adaptado com os ingredientes disponíveis no momento.

4. Vá ao mercado com antecedência

Não deixe para fazer suas compras na véspera da ceia. Os produtos tendem a ficar muito mais caros nessa época e você não terá tempo para visitar outros mercados. Por isso, organize-se para fazer as compras com uma semana de antecedência. Assim você pode pesquisar preços em vários estabelecimentos e aproveitar as promoções específicas do dia.

5. Evite excessos

Tudo bem, o jantar de véspera de Natal é tão bom que ninguém quer que acabe. Mas admita: você não vai comer a mesma coisa por vários dias seguidos. Portanto, antes de ir ao supermercado, faça o cálculo mais aproximado possível do quanto cada convidado vai comer e beber. Garanta que não falte, mas que também não sobre muita comida para os dias seguintes.

Pronto! Agora você já sabe quais as dicas para fazer um jantar de Natal gostoso e, ao mesmo tempo, econômico. É só colocar tudo em prática e aproveitar a confraternização. Afinal, o mais importante é aproveitar e se divertir na companhia de pessoas queridas, não é?

Boas festas!

banner-blog-graduacao

Publicações Relacionadas