O Facebook surgiu como uma ferramenta específica de interação para estudantes universitários, mas ele foi tão aprimorado ao longo do tempo que hoje pessoas do mundo inteiro estão conectadas diariamente a essa rede social. Se antes você tinha a possibilidade de curtir uma publicação, agora já é possível demonstrar reações positivas e negativas. Completando seus 16 anos no ar, a rede social Facebook já mudou sua aparência, recursos e usabilidade conquistando usuários de todas as gerações. Quais dessas mudanças você lembra de ter acompanhado?

Algumas das principais atualizações desde o lançamento do Facebook:

Em uma das suas primeiras atualizações, a rede social passou a permitir a publicação de fotos, o que acabou gerando mais interação entre os usuários. Dezesseis anos depois, além de ser uma ferramenta pessoal, o Facebook se tornou também uma possibilidade para promoção de negócios. Mais de dois bilhões de pessoas estão conectadas atualmente, mas uma grande parte delas não imagina o quanto ele se modificou ao longo dos anos para se tornar o que é hoje.  

Veja as principais ferramentas incluídas nos últimos 16 anos:

Foco nas comunidades

Os grupos já fazem parte do Facebook desde 2010, mas nos últimos anos eles têm se tornado o verdadeiro foco de aprimoramento da rede social. Além de auxiliar a troca de informações entre várias pessoas, a ferramenta ainda recorda a velha tradição de fazer amizades pela internet. Podendo ser um grupo de estudos, de moradores do mesmo condomínio, de curiosos sobre um assunto, o objetivo é reunir pessoas com interesses em comum para uma troca de experiências. E é por isso que o Facebook tem essa conexão entre pessoas como uma das das apostas de 2020 para recuperar seu espaço no mundo virtual! 

Dúvidas frequentes sobre a rede social Facebook:

1. Como o Facebook consegue lucros?

Com tantas atualizações ao longo destes 16 anos os benefícios acabaram ultrapassando o entretenimento e a rede social acabou se tornando uma forma de promover negócios. Enquanto você navega pelo Facebook anúncios de produtos aparecem constantemente, e são eles que geram a maior fonte de renda para a plataforma. Isso quer dizer que empresas pagam para que você receba determinado conteúdo, o que gera divulgação, e, consequentemente, alavancam os resultados de cada negócio. 

2. Qual é o critério das sugestões de novos amigos?

 Diferente do que muitos acreditam, as sugestões de novos amigos não são feitas com base em visitas de perfil, mas sim pelo seu círculo social. Características como amigos em comum, marcações nas mesmas fotos, participação em grupos ou local de trabalho e estudo são as principais determinantes para a rede social sugerir amizades. Por isso, muitas vezes alguém que você esbarrou nos corredores da faculdade acaba aparecendo no seu feed! Como argumenta a teoria dos seis graus, estamos todos conectados de alguma forma no mundo virtual. 

As redes sociais podem ser uma possibilidade de aproximar pessoas, promover negócios e até mesmo se manter atualizado. Mas é importante estar sempre atento e manter a sua segurança digital! Use com moderação e aproveite os benefícios de estar conectado com o mundo virtual!

Publicações Relacionadas