Ensino a distância: o que é mito e o que é verdade?

0311-blog

Quando se fala em ensino a distância, surgem muitas dúvidas, não é? Você sabia que já existem muitas empresas que, em uma seleção, veem como ponto positivo os candidatos que fazem ou fizeram cursos a distância? Isso porque eles apresentam autonomia, maior capacidade de organização, além de horários mais flexíveis (caso ainda esteja cursando).

No entanto, como se trata de uma modalidade “recente”, muitas pessoas têm receio e dúvidas por pura falta de informação. Então é hora de deixar as dúvidas de lado e conhecer algumas verdades e alguns mitos do ensino a distância! Quem sabe não é exatamente o que você estava procurando?

7 dúvidas sobre o ensino a distância

  1. Cursos a distância são mais flexíveis

Verdade! Essa é uma das principais vantagens para as pessoas que optam pelo curso a distância. Você define seus horários e pode estudar em qualquer lugar com acesso à internet. É ideal para quem mora em locais mais distantes, onde não há outras faculdades, ou possui uma rotina mais tumultuada.

  1. As chances de distração são maiores  

Mito! Um bom curso de EaD possui estratégias que prendem a atenção do estudante. Claro que um desvio, como checar redes sociais, pode ocorrer com muita facilidade. Por isso, é necessário organização e foco. Além disso, no curso EaD, se o aluno não cumprir o que é exigido, o tutor intervém.

  1. EAD costuma ser mais barato

Verdade! A redução de custos para manter uma estrutura física – como aluguel de edifícios, energia elétrica e manutenção – diminui o valor das mensalidades e com o custo dos materiais.

  1. Curso a distância possui metodologia diferente do curso presencial

Verdade! A aprendizagem é a mesma, mas a forma pela qual ela é realizada é completamente diferente. Um dos grandes benefícios que a internet trouxe foi uma completa transformação na forma de se comunicar. E ela tem contribuído também processos pedagógicos – oferecendo novas ferramentas de ensino.  

  1. Vou estudar menos

Mito! Os horários podem até ser mais flexíveis, mas se você não estudar todos os dias, provavelmente terá problemas. Ao longo do curso, você terá leituras obrigatórias, atividades e participações em grupos de discussão. É preciso ter determinação e foco para acompanhar a turma.

  1. EAD não funciona para cursos práticos

Mito! Atualmente, é cada vez maior a oferta de cursos a distância voltados para a prática. Eles costumam oferecer uma carga horária maior de aulas e atividades nos polos presenciais. Nesses casos, são disponibilizados laboratórios e instalações apropriados para que os alunos tenham acesso à aula prática.

  1. Possui a mesma estrutura curricular do ensino presencial

Verdade! Como os cursos a distância seguem normas estabelecidas pelo Ministério da Educação, a estrutura curricular e a carga horária devem ser, obrigatoriamente, as mesmas de um curso presencial.

Ficou convencido de que o ensino a distância pode ser a opção que melhor se adapta às suas necessidades? O Senac possui diversas modalidades de cursos a distância. Veja nossas opções e inscreva-se já.

Leia também: