Como conciliar estudos e trabalho integral?

2311-blog

Conciliar estudos e trabalho em tempo integral não é uma tarefa fácil e envolve muita dedicação e organização para que tudo corra bem. Do contrário, é bem possível que você se enrole nas duas atividades e acumule tarefas inacabadas.

Levar trabalho para casa, perder aulas por causa de horas extras e estudar para a prova do dia seguinte nos intervalos do expediente são algumas situações que devem, a todo custo, ser evitadas. O mais importante é encontrar um equilíbrio para que tanto a sua profissão quanto os estudos recebam a devida atenção.

Para ganhar tempo, é preciso fazer mudanças na rotina e, se possível, delegar algumas atividades. Você perde muitas horas do dia se deslocando? É hora de considerar morar mais próximo ao trabalho ou pensar em alternativas para otimizar esse tempo. Não tem tempo para cozinhar? Preparar marmitas no fim de semana pode ser a solução.

Essas facilidades, em um primeiro momento, podem parecer irrelevantes, mas ao somar o número de horas que você ganhou ao fim de uma semana verá a diferença. Além disso, criar alguns hábitos de organização e planejamento tornará o desafio de conciliar estudos e trabalho em tempo integral muito mais simples! Veja algumas dicas:

Dicas para conciliar estudos e trabalho

Foque em uma atividade por vez

Separar os momentos voltados para o estudo e para a jornada profissional é bem difícil, principalmente se você trabalha em home office. Ao começar determinada atividade, o foco acaba se perdendo, você se lembra de todas as outras coisas que precisa terminar e a produtividade acaba.

Portanto, a dica é estabelecer prioridades e manter o foco exclusivo naquilo que você se propôs a fazer. Só parta para uma próxima atividade depois de finalizar a anterior.

Mantenha uma rotina produtiva

Trabalhar e fazer faculdade ao mesmo tempo é uma rotina pesada. Normalmente, você fica em expediente durante todo o dia e assiste às aulas à noite. Difícil não se abater pelo cansaço, certo? Por isso, é importante organizar a rotina e equilibrá-la também aos compromissos de lazer.

Organize tarefas acadêmicas e profissionais

Se você tem dificuldades em lidar com prazos, seja no trabalho ou na faculdade, está na hora de fazer alguns ajustes no seu calendário. Um bom planejamento de horários é fundamental para conseguir dar conta de todos os compromissos sem abrir mão dos momentos de descontração.

Saiba qual é a sua prioridade

Mesmo com toda a organização, em alguns momentos você vai precisar priorizar e fazer escolhas entre o trabalho e os estudos. Nesse caso, é importante estabelecer qual a prioridade da vez. Sabendo escolher e equilibrar seus compromissos, você conseguirá passar pelos momentos de maior pressão com tranquilidade.

Cronometre seu tempo!

Brincadeiras à parte, fazer listas com todas as atividades que você precisa cumprir e estabelecer um tempo para realizá-las vai ajudar você a manter tudo em ordem! Ter horários pré-definidos e saber respeitá-los é essencial para conseguir conciliar estudos e trabalho em tempo integral.  

Otimize seu tempo

Aquelas horas passadas no transporte público podem ser utilizadas de forma muito mais produtiva. Por exemplo, você já pensou em fazer resumos dos conteúdos que tem que estudar e gravá-los em áudio para ir ouvindo no carro ou no ônibus entre o trabalho e a faculdade? Ações simples como estas podem somar horas extras importantes ao final da semana.  
Que tal utilizar todas essas dicas na prática? O Senac SC está com inscrições abertas para o Vestibular 2018! Conheça nossos cursos e inscreva-se já! ;)

Leia também: