6 passos fundamentais para escolher um curso de graduação

0905

Gestão, Gastronomia, Tecnologia da Informação, Moda… Com tantas áreas disponíveis, escolher uma graduação é uma tarefa que requer tempo e pesquisa. Por isso, é preciso conhecer cada opção na prática, conversando com profissionais e descobrindo sobre as possibilidades de cada carreira. Mas lembre: o principal motivo para escolher uma área é a sua afinidade com ela. Diante de um profissional satisfeito as grandes oportunidades são apenas uma consequência!

Confira 6 passos para ajudar você nessa escolha:

  1. Reflita sobre as suas áreas de interesse

A pergunta é simples: com qual disciplina você mais se identificava no Ensino Médio? Se o objetivo é escolher uma área profissional para acompanhar a sua rotina, essa é uma reflexão fundamental. Imagine um estudante que sempre teve muita afinidade com tecnologia: caso ele faça uma graduação que contemple esse assunto, a chance de acertar na escolha pode ser muito maior. Então relembre o que mais chamava a sua atenção, isso certamente vai esclarecer uma parte das suas dúvidas!

  1. Procure conhecer a rotina das profissões listadas

Um analista de sistemas tem uma rotina de trabalho muito diferente de uma pessoa que trabalha com gastronomia, assim como um designer de moda ou um administrador. No entanto, aqueles que possuem hábitos diários semelhantes a sua profissão, certamente terão mais chances de se tornarem profissionais satisfeitos. Se você gosta de uma rotina que possibilite contato com o público, a área de recursos humanos pode ser uma boa opção, por isso, procure conhecer um pouco mais de cada profissão na prática!

  1. Conheça a grade curricular de cada área de formação

Independente da profissão escolhida, ao ingressar no curso de graduação, você irá conviver com diversas disciplinas da área. Por isso, é importante que exista uma afinidade com o assunto, já que esse conhecimento irá refletir em todo o seu futuro profissional. Então comece analisando a grade curricular de todas as opções e anote aquela que mais se adequa aos seus interesses! Você pode consultar esse conteúdo no site ou solicitar diretamente nas instituições de ensino, já que cada uma apresenta um projeto pedagógico diferente.

  1. Pesquise sobre o mercado de trabalho

Se você possui metas profissionais e financeiras traçadas para o futuro, estar ciente das perspectivas do mercado de trabalho é fundamental. Sabendo isso, é possível procurar especializações que facilitem a conquista de boas vagas na própria graduação. Procure saber mais sobre o assunto na internet ou converse com quem já atua no mercado!

  1. Converse com profissionais da área

Seja para conhecer a rotina da profissão, saber a perspectiva de trabalho ou, até mesmo, o conteúdo estudado durante a graduação, ter uma conversa com quem já está na área faz toda a diferença. Por isso, procure aquele seu amigo que acabou de se formar no curso do seu interesse. Uma troca de informações sobre o assunto pode render bons resultados na sua escolha final!

  1. Reserve um plano B

Nem sempre a primeira escolha é aquela que irá acompanhar o seu futuro profissional e isso não deve ser motivo para preocupação! Independente de estar na metade da graduação ou formado, se a área escolhida não supriu suas expectativas, sempre é hora de mudar. Por isso, tenha a segunda opção em mente e nunca persista em uma profissão que faça você pensar no trabalho como uma obrigação!

Seguindo esses passos é possível conhecer mais sobre cada área e possibilitar novas sugestões para o seu futuro! Conheça o Vestibular Senac 2018/2 e faça sua inscrição, as matrículas já estão abertas.

Leia também: