5 livros para ler durante as férias

2107

A época das férias é um ótimo período para relaxar, descansar e colocar tudo aquilo que está pendente em dia, principalmente quando se trata de séries e livros. Mas se você faz parte daquele grupo que tem dificuldade para escolher o que ler ou se já conseguiu finalizar as leituras que estavam paradas, nós montamos uma lista com obras de diversos gêneros e estilos que podem ajudar você a eleger seu próximo livro de cabeceira.

1) Outros Jeitos de Usar a Boca: o livro escrito por Rupi Kaur reúne pequenos poemas e grandes emoções. A obra é dividida em quatro partes: a dor, o amor, a ruptura e a cura. A ideia é mostrar a superação de um grande trauma através da poesia, passando por todas as quatro fases descritas acima. A escrita é voltada para o público feminino, por trazer temas e situações desse universo. E, para os homens que querem saber mais sobre essas experiências, a leitura também é recomendada.

2) Uma Breve História do Tempo: escrito pelo famoso cientista Stephen Hawking, a obra fala sobre grandes dúvidas da ciência, como a origem do universo, sobre como isso começou e se haverá algum fim. Com ilustrações criativas e um texto bem-humorado, o livro fala sobre mistérios da física de partículas até a dinâmica da movimentação das galáxias. Apesar de falar sobre temas não tão usuais, o texto é uma ótima recomendação àqueles que gostariam de entender esses questionamentos, ou, quem sabe, ficar com aquela certa inquietação sobre essas dúvidas.

3) A garota no trem: o livro de suspense conta a história de uma mulher que passa por um momento turbulento da vida, mas que tem como uma terapia pessoal andar de trem. Em uma das viagens, ela descobre um possível crime durante seu caminho e, juntamente com a polícia, tenta desvendar esse mistério. A narrativa é cativante, realista e prende o leitor até as últimas páginas. O livro também foi adaptado para o cinema com o mesmo título.

4) Ensaio Sobre a Cegueira: não poderíamos deixar de fora um clássico da literatura como este. O livro escrito por José Saramago traz uma reflexão sobre as relações de poder e instinto de sobrevivência dos seres humanos. A história se passa em cidade não nomeada e com personagens sem nome também, onde cada um desses moradores vai perdendo a visão pouco a pouco. Depois de algum tempo, a cidade fica sem saneamento básico, sem comida e sem serviços essenciais, e a grande dúvida é: como os personagens reagem a isso? Essa é a grande questão do livro, onde Saramago nos faz refletir sobre a humanidade e até que ponto ela existe em condições extremas.

5) Por Que Fazemos o Que Fazemos?: escrito por um dos grandes pensadores desta geração, Mário Sérgio Cortella aborda questões relacionadas ao trabalho e como podemos nos sentir melhor nesse ambiente. A obra possui 20 capítulos onde o autor aborda diversas dificuldades que giram em torno do assunto principal sobre a importância de ter um propósito na vida. Com uma leitura dinâmica e fácil, Cortella pretende bagunçar um pouco sua cabeça com muitas dúvidas, mas também oferece direcionamentos para todas essas perguntas.

Agora você já tem uma lista de livros com diferentes opções, com clássicos da literatura, poesia, e até obras para pensar e refletir sobre a vida. Escolha o que mais combina com você e boa leitura.

 

Leia também: