O LinkedIn está se firmando como a principal rede social para recrutamento e seleção de candidatos. Sendo ela uma rede voltada para network e relacionamento profissional, é preciso ter alguns cuidados na hora de enviar mensagens, completar seu perfil e atualizar informações. Confira as dicas que o portal Exame.com divulgou e que serão preciosas se você usa a rede como ferramenta para a busca de novas oportunidades de trabalho.

1. Enviar mensagens genéricas – Ao entrar em contato, enviando uma solicitação, para perguntar sobre uma oportunidade, adeque a mensagem ao perfil da pessoa e descreva porque você está interessado na conexão.

2. Não prestar atenção aos detalhes do perfil do recrutador – Lembre-se de ler atentamente o perfil do recrutador antes de entrar em contato com ele. Muitas vezes você pode encontrar trechos interessantes que vão ajudá-lo a se destacar na entrevista de emprego.

3. Apostar em networking apenas quando precisa dele – Muita gente vai perdendo contatos com profissionais e recrutadores e só se lembra disso quando está de volta ao mercado. Oportunidades surgem quando você se reconecta a pessoas com as quais perdeu contato. Essa dica vale para a carreira profissional toda e não apenas para uso do LinkedIn.

4. Exposição pessoal – Fotos inadequadas e informações que tragam uma exposição pessoal muito forte minam o poder de atração do perfil no LinkedIn. Lembre-se sempre: LinkedIn não é Facebook. Tenha atenção especial às postagens e escolha uma foto adequada ao seu perfil profissional.

5. Mentiras ou informações supervalorizadas no perfil – Seja o mais sincero possível a respeito da sua trajetória. Um perfil verdadeiro sem experiências espetaculares é muito mais valorizado do que um perfil recheado de fantasias. O profissional que mente pode até se destacar em um primeiro momento, mas assim que for descoberto será descartado do processo seletivo.

6. Divulgação de informações confidenciais – Tenha cuidado na hora de divulgar informações sobre as empresas para as quais você já trabalhou. Certifique-se de que não está tornando públicas informações estratégicas. Se o recrutador entender que você fez isso com um empresa para a qual trabalhou vai imaginar que você fará o mesmo se for contratado por outra.

Fonte: Exame.com

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