Um tipo de material reciclável que não está entre nossos descartes diários são os filmes de raio X, tomografias ou ressonâncias magnéticas. O material proveniente desse tipo de exame não pode ser jogado em aterros comuns, pois contém componentes tóxicos como metanol, amônia e metais pesados como a prata. Quando jogados em local não adequado contaminam o solo e os lençóis freáticos.

Para dar um destino correto a esse tipo de material o Senac de Joinville disponibiliza um ponto de coleta fixo para filmes de raio X. O que antes ficava guardado no fundo de gavetas ou era descartado como lixo comum, agora tem um destino mais digno. Uma empresa de Curitiba irá recolher semanalmente o material e separar as substâncias que podem ser reutilizadas, como a prata do acetato. O metal retirado será usado na fabricação de joias e de outros produtos. O plástico será entregue para doação.

A campanha está sendo realizada, inicialmente, somente no Senac Joinville. A iniciativa surgiu após o questionamento  de um aluno quanto ao destino que deveria ser dado a uma série de filmes radiográficos sem uso no laboratório de radiologia. A orientadora Mairita e a turma de Radiologia 672 além de propor um ponto fixo de coleta também desenvolveram artes e peças feitas a partir dos filmes. São bolsas e móbiles que podem servir como fonte de renda para a população.

Você pode colaborar com o meio ambiente levando até o ponto de coleta seus antigos exames e também divulgando a notícia entre seus amigos. O Senac Joinville fica na Rua Visconde de Taunay, 730, no bairro Atiradores. O material pode ser levado até o local das 7h30 às 19 horas.

Vale lembrar que antes de fazer o descarte é bom verificar com o médico se o exame não será mesmo mais necessário, para aí, então, dar-lhe um destino correto.

Foto: Maiara Bersch / Agencia RBS

Publicações Relacionadas