O vinho tem o poder de reunir pessoas e deixar ambientes agradáveis, em qualquer estação. Por isso, a bebida combina com o clima de Natal e pode ser uma boa opção para acompanhar os pratos da ceia. Mas para que essa harmonização aconteça da melhor forma possível, é importante que as características e sabores de todos os integrantes da ceia sejam valorizados, sem que um se sobressaia ao outro.

A dica inicial é que pratos leves pedem vinhos também leves e receitas mais pesadas ficam bem harmonizadas junto a bebidas encorpadas, ou seja, mais adstringentes, com cor mais profunda e maior grau alcoólico. Outra regra válida é usar combinações a partir de semelhanças e contrastes. É o caso, por exemplo, de sobremesas com vinhos doces e pratos gordurosos acompanhados de bebidas ácidas.

Veja abaixo algumas combinações sugeridas por Valdir Sobierai, orientador sommelier do Senac em Santa Catarina, e que você pode utilizar no momento de escolher as bebidas para a ceia de Natal.

Vinhos brancos – peixes, frutos do mar, carnes brancas e aperitivos. As aves como frango e peru, podem harmonizar com um vinho branco da uva Chardonnay com leve passagem pela barrica.

Vinhos rosados – refeições com dois pratos, como carne e peixe, além de aperitivos.

Vinhos tintos – carnes vermelhas, massas e aves. As carnes suínas, como tender e pernil, devido à riqueza de condimentos, pedem um vinho mais encorpado com passagem pela barrica de carvalho, frutados e macios. A dica para aves são vinhos tintos jovens das uvas com aromas de frutas frescas.

Espumantes – aperitivos, saladas, frutos do mar e aves. Para sobremesas, podem ser servidos espumantes moscatel.

Publicações Relacionadas