Manteiga de amendoim, chocolate, molho de tomate, macarrão, garrafas plásticas, metal, restos de obra… O que todos esses elementos têm em comum? Na mente criativa de Vik Muniz, tudo isso pode virar obra de arte.

O artista plástico brasileiro, radicado em Nova Iorque, é conhecido em todo mundo por desenvolver suas obras com materiais pouco usuais. Com obras em pequena escala, feitas em pratos de comida ou papel, até imagens enormes, construídas a partir do lixo, Muniz é capaz de transformar a percepção do mundo ao utilizar diversos materiais de uma forma inovadora.

Um de seus trabalhos mais marcantes foi realizado no Brasil. O documentário Lixo Extraordinário, lançado em 2010, foi filmado em um dos maiores aterros sanitários do mundo, o Jardim Gramacho, no Rio de Janeiro. O filme, gravado entre agosto de 2007 e maio de 2009, mostra o processo criativo de Vik, que fotografou os catadores de materiais recicláveis e transformou as imagens em obras de grande escala, construídas a partir dos materiais recicláveis que os próprios trabalhadores coletaram. O documentário expõe o lado artista de pessoas comuns e mostra como a arte pode influenciar vidas.

Confira na galeria algumas imagens de obras de Vik Muniz.

Publicações Relacionadas