Somos seres sociáveis carentes de comunicação. Não apenas no ambiente digital, mas quando estamos ao vivo, olho no olho. Nessas horas o dom ou dificuldade de falar em público fica evidente. A questão é que a voz humana tem muita força. Você pode superar suas limitações com dicas e aprimorar significativamente sua oratória. Um bom começo é acompanhar nossa postagem com orientações de como conquistar sua audiência nos primeiros noventa segundos.

Será que você consegue superar os medos e encarar a platéia? Talvez ao desconstruir os mitos a autoconfiança impulsione seu discurso. A autora Vanessa Freitas, no livro Como impressionar positivamente ao falar bem em público, lista cinco:

1. Oratória é um dom que se nasce: desconsidere essa afirmação. Lembre-se tudo pode ser desenvolvido e lapidado
2. Para nos apresentarmos em público, não podemos sentir medo ou insegurança: aprendemos a controlar os medos, mas não significa que eles deixem de existir.
3. Pessoas tímidas são péssimas oradoras: basta querer e procurar as estratégias certas para superar a timidez. Foque nos seus pontos fortes e utilize a timidez a seu favor.
4. É preciso ser um especialista no assunto para elaborar uma apresentação: ao traçar o objetivo da palestra e desenvolver o assunto é possível conquistar ótimos resultados, mesmo não sendo um especialista.
5. A plateia sempre notará qualquer falha do orador: somos nossos maiores críticos. Muitas vezes deslizes e falhas pequenas não são notadas pela plateia. Só você conhece o plano, então a plateia não sabe o que esperar.

Uma vez superado esses preconceitos, considere que sempre estaremos sendo interpretados por quem nos observa. Por isso, encontre seu modo de convencer e ter a simpatia do público. Tendo foco na expressão corporal, no tom de voz e nos conteúdos apresentados. Assim você causará impacto alcançando bons resultados.

Siga o exemplo do palestrante Julian Treasure, referência em técnicas de oratória. Com mais de 18 milhões de visualizações no TED Talks, a sua apresentação How to speak so that people want to listen está entre as top 50 do TED. Nela Treasure define que precisamos utilizar 4 recursos imprescindíveis para uma boa comunicação: honestidade, autenticidade, integridade e amor. Curioso para saber o porquê desses recursos e outras dicas importantes? Invista dez minutos em você e descubra:

E agora, inspirado? Lembre-se que o corpo fala, então pense na mensagem de Vanessa Freitas no livro anteriormente mencionado:

“Destacamos que 55% do impacto da comunicação deve-se a expressão corporal e 38% ao tom de voz. Sendo assim, apenas 7% relaciona-se ao conteúdo do discurso. Todavia, tais informações não indicam que um orador dotado de boa capacidade de expressão corporal e com domínio de técnicas vocais, mais destituído de conhecimento sobre o assunto, desenvolverá uma apresentação de sucesso.”

Caso precise de ajuda para mostrar suas ideias para o mundo, conte com o Senac, e conheça nosso curso de oratória.

Gostou? Então conte pra gente! ;-)

¹TED é uma fundação privada sem fins lucrativos dos Estados Unidos mais conhecida por suas conferências na Europa, Ásia e Estados Unidos destinadas à disseminação de ideias. Wikipédia

Publicações Relacionadas