Desafio: sem pensar mais de 5 segundos você consegue lembrar o que almoçou hoje? Ou onde largou o óculos de sol, a chave de casa ou do carro? Calma, você não está sozinho nesse barco. A quantidade de informação que consumimos diariamente faz com que a mente não guarde certas informações como deveria. Mas antes de ficar se lamentando sobre as atividades que seu cérebro não dá conta, foque no que você pode fazer por ele. Alguns alimentos são capazes de turbinar a memória e ajudar também na concentração.

Gema de ovo – Contém colina, precursor do neurotransmissor acetilcolina, que pode melhorar a memória. Sua deficiência parece estar associada à doença de Alzheimer, causa comum de demência.

Peixes – Principalmente os de água fria (salmão, anchova, sardinha, atum, arenque), são fontes de ácidos graxos ômega 3, poderoso antioxidante.

Frutas e vegetais amarelos – Mamão, manga, pêssego, cenoura, abóbora. São alimentos fontes de betacaroteno, antioxidante que combate o envelhecimento celular.

Frutas vermelhas – Morango, cereja, framboesa, amora, pitanga, melancia e tomate, também possuem pigmentos antioxidantes que combate os radicais livres e ajudam a memória.

Oleaginosas – castanhas, nozes, amêndoas, avelãs, amendoim. Ricas em vitamina E e selênio, também fontes de antioxidantes.

Carnes, aves, grãos integrais, leguminosas, leite e derivados são fontes de vitaminas do complexo B. Ajudam a regular a transmissão entre os neurônios. Na carne vermelha você encontra também o ferro que pode colaborar com a boa memória.

Publicações Relacionadas