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Se abrir um negócio próprio está entre os sonhos da sua vida, prepare-se, pois conseguir coloca-lo em prática, exige dedicação e planejamento.Estes são elementos chave para o sucesso do seu empreendimento.
“Abrir um negócio é 90% preparo e planejamento e 10% oportunidade”, afirma o professor Wagner Pagliato, da Universidade Cidade de São Paulo – UNICID. “Não adianta ficar esperando pela melhor oportunidade: como diz a letra da música, quem sabe faz a hora, não espera acontecer”, complementa.
Leia algumas dicas, com muitas informações, que o site administradores.com separou para facilitar o planejamento do seu negócio:
Plano financeiro
Quanto dinheiro deverá ser investido para a abertura do seu empreendimento? Você já possui dinheiro suficiente para isso? É neste momento que o empreendedor decide se irá buscar um empréstimo, se terá capital próprio, e até, se precisa de investidores. Lembrando que nos primeiros meses de operação o retorno das empresas costuma ser baixo. “Todas as despesas também devem ser programadas para que haja equilíbrio das finanças ao longo do ano”, ressalta Pagliato.
Preciso de um sócio?
O sócio pode ser alguém que irá participar diretamente da administração diária, ou simplesmente um investidor. Ter afinidades, escolher alguém de confiança e saber trabalhar em equipe é essencial para que uma sociedade dê certo. “Se o sócio não acrescenta em nada, são grandes as chances de conflito no futuro. Portanto, a carreira solo pode, em muitos casos, ser mais indicada”, ressalta o publicitário Marcello Ursini, sócio fundador da YouCreate.
Análise SWOT
A análise SWOT (forças, fraquezas, pontos fortes e pontos fracos), amplamente discutida entre os empreendedores, é um bom ponto de partida para quem deseja abrir um negócio.
“Trata-se de um modelo bastante versátil que pode ser adaptado tanto para a análise dos talentos do próprio empreendedor, do modelo de negócio que ele pretende criar e também do mercado no qual esse negócio se insere”, explica Pagliato.
Plano de negócios
Há diversas maneiras de se fazer um plano de negócios, mas todas as fórmulas são parecidas. Basicamente deve conter o negócio em si (o que eu quero vender?), os objetivos da empresa, como irei fazer para divulgá-la (plano de marketing) e o planejamento financeiro.
De olho na lei
Cada área tem uma legislação específica. É necessário ficar atento às exigências de cada uma delas, além das normas e alvarás. “A alimentação é um dos nichos mais populares entre empreendedores e, ao mesmo tempo, um dos mais regulados pela Anvisa”, lembra Pagliato.
Onde?
“Estar no caminho do consumidor pode fazer toda a diferença entre um negócio de sucesso e um fracasso”, resume Ursini. Nem sempre uma loja em shopping é melhor que um comércio de rua, pois são vários os fatores que definem um ponto, inclusive o público-alvo, o serviço oferecido e a sazonalidade (se for o caso).
Design
Com ou sem escritório, toda nova empresa precisa de um enxoval, que vai desde a papelaria (cartões de visita, logotipo), até uniformes e fachada. “Design é a forma mais tangível de comunicar valor para quem não nos conhece – tanto que a sabedoria popular reza que é a primeira impressão que fica”, explica Marcello Ursini.
Estoque
Para formar um estoque é necessário investir bastante dinheiro. Neste caso, é necessário planejar muito bem as compras, afinal “Estoque é dinheiro parado, por isso deve ser tratado espartanamente”, salienta Pagliato.Aberto para sugestões
A loja ficou pronta? O site está no ar? Contenha a ansiedade e faça uma abertura discreta. “Avise os clientes que está em fase de testes para que qualquer falha não venha a depor contra o negócio”, recomenda Ursini. “Desta forma, você também incentiva seu consumidor a colaborar com dicas e sugestões para um melhor funcionamento de sua empresa”, completa
Divulgação
Depois da fase de testes, e eventuais falhas já resolvidas, “Vale a pena pensar em uma celebração de abertura, numa campanha em mídias sociais ou em uma promoção para marcar o início oficial das atividades”, sugere Marcello Ursini. O objetivo é fazer sua marca chegar ao maior número de pessoas. “Tenha sempre seu cadastro de contatos pronto – ele é a base para várias ações de comunicação e relacionamento que você virá a desenvolver, independente do porte ou natureza do seu negócio”, recomenda.
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