Já faz dois meses desde a virada, mas alguns dizem que só depois do Carnaval que o ano começa de verdade, não é? Então, se você é um profissional da área de marketing, essa é a hora de estudar as tendências de mídias sociais e traçar as estratégias de sucesso que serão executadas no decorrer de 2017.    

Nesse momento, antes de decidir o que será ou não feito, é importante prestar atenção e adiantar algumas tendências para garantir que você colocará o tempo e o esforço da sua equipe na melhor estratégia. Por isso, nós resolvemos listar as 4 tendências que você poderar esperar – e explorar – neste novo ano. Confira:

Transmissão ao vivo

Conteúdos ao vivo em vídeos é um formato que está em crescimento. Não à toa, de acordo com pesquisas realizadas, 14% dos profissionais que trabalham com marketing experimentaram o transmissões ao vivo em 2016 e, neste ano, 43% planejam experimentar o formato.

Além do Facebook e do Periscope, plataformas mais conhecidas nessa modalidade, o Instagram e o Twitter lançaram suas versões de transmissão ao vivo ano passado. Portanto, na hora de decidir em qual rede social investir seus esforços, é importante considerar onde está a sua audiência. É no Facebook? Ou eles preferem Instagram? Descubra a resposta e conecte-se com seu público da forma e no lugar certos!

– Quando usar as transmissões ao vivo?

Muitas empresas têm utilizado as redes sociais para transmitir eventos ao vivo. E o resultado dessa iniciativa é o cada vez maior engajamento dos clientes com a marca. É uma ótima alternativa para levar diretamente para a tela do seu seu público um evento que, de outra maneira, ele não poderia comparecer. Antecipar produtos, fazer demonstrações, mostrar “os bastidores” são outras alternativas que geram engajamento e aproximação do cliente com a sua marca.

Apps de mensagens na comunicação one-to-one

Os aplicativos de mensagens são o principal meio de comunicação one-to-one de muitas empresas com os seus clientes. Esses apps permitem uma assistência mais rápida e fácil, se comparados às filas de espera nos SACs e aos tempos de resposta dos e-mails. Por mensagem, seus clientes conseguem resolver seus problemas rapidamente e, como consequência, você tem mais chances de retê-los.

Então já sabe: além de somar esforços nas redes sociais, é importante também priorizar nas mensagens instantâneas – a conexão em tempo real com a sua audiência.

E-commerce nas mídias sociais

Atualmente, Facebook, Instagram, Twitter oferecem maneiras para que seus usuários comprem produtos diretamente em seus aplicativos. E, de acordo com pesquisa realizada pela Aimia, 56% das pessoas seguem marcas que consomem nas redes sociais para acompanhar os lançamentos de produtos.

Diante desse cenário, sua marca deve levar em consideração os hábitos de compra do seu público na hora de traçar a estratégia de marketing nas redes sociais. Se sua audiência compra pela internet, ao invés de publicar fotos de produtos com a chamada “compre agora”, compartilhe sugestões de presentes, tendências de produtos e os encoraje a comprar online sem que, diretamente, você peça por isso.

Conteúdos efêmeros

Ninguém deve abandonar os fotógrafos profissionais e os editores de vídeos, mas os conteúdos efêmeros no Snapchat e no Instagram são uma ótima maneira de mostrar o “outro lado” das grandes marcas de forma autêntica e intimista. Bastidores, entrevistas, receitas, eventos, anúncio de produtos, vale tudo!

Detalhe: o mais importante do conteúdo efêmero é ser humano. É uma oportunidade única de mostrar um lado menos institucional da sua marca, então não tenha medo de compartilhar o conteúdo.

Como se pôde observar, as mídias sociais estão em constante mudança, não é? E você, qual sua aposta para 2017 nas redes sociais? Compartilhe com a gente!

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