Ao terminar o ensino médio ou buscar uma nova graduação, muitos acabam em dúvida. Além de escolherem a profissão, também precisam optar entre os cursos tecnólogos e bacharelados.
Esses formatos possuem características diferentes, sendo as principais, o conteúdo aprendido e o tempo de estudo.

Segundo Ana Elisa Cassal, coordenadora estadual de Educação Superior do Senac Santa Catarina, os cursos de bacharelado têm formação mais abrangente, já os tecnólogos são mais focados e específicos.

“Se compararmos os conhecimentos técnicos de um bacharelado e de um tecnólogo, facilmente percebemos que eles são muito semelhantes, o que muda é a densidade tecnológica. Os bacharelados têm um foco acadêmico-científico – pesquisa científica como fonte de descoberta, fundamentação teórica – e os tecnológicos trazem a aplicação dessa teoria, ou seja, a pesquisa científica como um laboratório de experiência. Trabalham com uma associação entre teoria e prática; uma não existe sem a outra, ou melhor, se retroalimentam.”

Ao contrário do que muitos dizem, um curso tecnólogo também vale como superior e é bem diferente de um técnico. Cursos tecnológicos trazem uma abordagem mais focada na área escolhida pelo aluno e dura entre dois a três anos; são indicados para quem não tem dúvidas sobre o trabalho que irá exercer dentro da profissão e para aqueles que já estão no mercado e desejam se formar em pouco tempo. Além disso, um curso superior de tecnologia é educação superior e habilita o aluno para dar continuidade aos estudos em cursos de pós-graduação lato e stricto sensu, assim como o bacharelado.

Ainda de acordo com a coordenadora Ana Elisa Cassal, o mercado tem aceitado muito bem os profissionais advindos de cursos tecnológicos, pois com o passar do tempo foi percebida a grandiosa contribuição que eles levam para empresas e negócios.

O bacharelado, formação superior tradicional, dura entre quatro e seis anos. Quem opta por esse tipo de graduação estuda vários assuntos dentro da área escolhida, sabe um pouco sobre cada área, diferente do tecnólogo que é apto para atuar em apenas uma delas.

O modelo é ideal para aqueles que ainda não conhecem o mercado de trabalho ou que ainda possuem dúvidas sobre a profissão, já que oferece o contato com vários segmentos da profissão.

Agora que você já descobriu as diferenças entre os dois tipos de graduação, saiba que o Senac tem uma gama de cursos tecnológicos para você escolher. Para mais informações acesse: http://senac.sc/9J4a1h

Publicações Relacionadas