Uma coisa é certa, a tecnologia inovou todas as áreas! Se antes você precisava se deslocar para comprar um produto, hoje todo o processo pode ser feito pelo computador ou pelo próprio smartphone. Com tantos recursos disponibilizados ao público, o mercado precisou se reinventar. E um dos setores que adotou melhorias importantes foi o do turismo e hotelaria. Além dos chatbots, que já trouxeram grandes benefícios para o usuário, hoje alguns hotéis disponibilizam até um tour online por todo o espaço. E são essas tecnologias que permitem que o público tenha mais poder sobre a sua compra, já que além da praticidade, muitas ferramentas acabam se tornando mais seguras! 

Algumas tecnologias que estão em alta no setor de turismo e hotelaria:

1. Reputação online

Duas vantagens que a internet trouxe foram a facilidade e a comodidade! Hoje é possível encontrar produtos e serviços de qualquer lugar do mundo com alguns cliques. E, diante disso, não são apenas as informações cedidas pela empresa que auxiliam na escolha do consumidor, os próprios clientes podem avaliar publicamente a experiência que tiveram com a compra. Ao procurar um hotel para se hospedar, por exemplo, mesmo que as fotos e a descrição garantam uma estadia confortável, as avaliações positivas do local acabam sendo um motivo a mais para determinar a escolha. Isso faz com que as empresas aprimorem cada vez mais seus serviços em busca de uma boa reputação online!

2. Tour virtual 360º

Antes de cada viagem é importante priorizar um planejamento, principalmente quando o objetivo é conhecer lugares novos e distantes. Mas, diante de tantas opções disponíveis na internet, imagine como pode ser útil a possibilidade de fazer um tour em cada lugar antes da reserva. É exatamente esse o objetivo do tour virtual 360º no setor do turismo e hotelaria! Por isso, muitos espaços já adotam a ferramenta como uma forma de divulgação, tornando a experiência do cliente mais prática e positiva. Por fim, a chance de escolher um restaurante como se já estivesse no local, por exemplo, é uma maneira inovadora de garantir a melhor escolha durante a viagem! 

3. Aplicativos de hospedagem

Assim como o tour virtual e a reputação online, outra ferramenta que ganhou espaço no cenário do turismo e hotelaria foi a dos aplicativos de hospedagem. Com eles é possível comparar pacotes de hotéis e até mesmo opções alternativas, como casas disponibilizadas por pessoas comuns para locações diárias. Outro benefício dos aplicativos é que, além da hospedagem, alguns possuem uma aba com as variedades de turismo de experiência disponíveis na região, uma modalidade que vem crescendo no setor. Por fim, além da pesquisa, todo o processo de reserva e pagamento são feitos pelo próprio aplicativo, o que acaba conquistando o público pela praticidade.

4. Web check-in

Com o objetivo de diminuir o tempo – e as filas! – de check-in dos clientes, muitos hotéis já estão adotando ferramentas online que agilizam o processo de entrada. Através do web check-in o hóspede recebe um link por e-mail solicitando os seus dados algumas horas antes da chegada. O resultado é a simplificação do processo, já que no hotel passa a ser necessário apenas a entrega dos documentos pessoais para a confirmação do cadastro. Ao optar por esse recurso, é importante lembrar de atitudes necessárias para manter as informações virtuais em segurança, e uma delas é conferir a autenticidade dos e-mails! 

Estabelecimentos que se modernizam e oferecem conveniências acabam conquistando a confiança e a preferência do público. Por isso, é importante acompanhar as inovações! Mas, além de utilizar a tecnologia com esse objetivo, é importante também adotar recursos que possam deixar o espaço mais inclusivo, melhorando assim a experiência de todos os clientes!

Publicações Relacionadas