Em uma noite de muita beleza, o Senac foi campeão do 1º Prêmio Catarinense de Moda Inclusiva, realizado no dia 22 de novembro, no Teatro Ademir Rosa – CIC. O evento reuniu alunos de moda, portadores de necessidades especiais e público em geral.

A grande campeã foi a Orientadora da Faculdade Senac em Florianópolis, Marini de Souza Silveira, que, juntamente com a modelista Daiana Bianchin Fria e a costureira Edna do Nascimento, criou três looks para crianças portadoras de Síndrome de Down. De acordo com Mariani, são roupas que qualquer outra criança pode utilizar, com referências de super-heróis e muitas cores. “Trabalhei as partes do corpo humano e elementos que estimulam os meninos a mexer e a brincar, como fechos, botões e gravatinha”, afirma a vencedora.

O segundo lugar ficou com o estilista Daniel Morete, de Florianópolis, que criou looks para deficientes visuais inspirado em mulheres africanas. Quem garantiu o terceiro lugar foi o aluno de Design de Moda da Uniasselvi – FAMEG, de Jaraguá do Sul, Diego Luis Sauer, que criou modelos para deficientes físicos (cadeirantes), com base na estética romanesca setentista de Laura Ashley, juntamente com a agressividade, atitude e estética do grunge dos anos 90. Ele propôs a união desses universos completamente dissonantes para apresentar a coleção Romantic Grunge.

Participaram do júri o modelo e paratleta Fernando Fernandes, os atores do filme Colegas Ariel Goldenberge e Rita Pookk e o estilista João Moser.

Os preparativos para edição 2014, realizado pelo Instituto Social Nação Brasil, já começaram. A previsão é de que a edição ocorra de abril a novembro, com workshops em várias cidades do Estado, onde existem cursos de moda. A grande final deve ocorrer novamente em Florianópolis, reafirmando a proposta, que é debater, criar e produzir moda, com compromisso ético, inclusivo e sustentável, acima de tudo, com responsabilidade social.

Publicações Relacionadas