Conscientização. Esse é o propósito do Outubro Rosa, que tem escala mundial e procura nutrir a discussão e preocupação em relação ao câncer de mama. A doença é o tipo mais comum de câncer entre as mulheres em todo o mundo, e quando diagnosticada em sua fase inicial possui altas chances de cura.

O mês de outubro é simbólico, já que todos os esforços servem para chamar a atenção para o problema e instruir sobre as formas de prevenção. Entretanto, os cuidados devem ser constantes.

O movimento teve origem nos Estados Unidos, em 1990, onde cada estado desenvolvia ações isoladas do câncer de mama. Após passar pelo congresso americano, outubro tornou-se oficialmente o mês do câncer de mama no país. Com o passar do tempo outras nações abraçaram a ideia e ampliaram o debate.

No Brasil o movimento ganhou força a partir de 2008, com a iniciativa de iluminar diversos prédios e monumentos com a cor rosa, em conjunto com ações de conscientização. O foco da campanha está na divulgação de informações sobre o câncer de mama chamando a atenção das mulheres para a identificação do problema e prevenção.

O importante é refletir, fazer o autoexame e procurar o médico sempre que desconfiar de algo ou periodicamente, de acordo com a idade. O Senac apoia a campanha e também está no Outubro Rosa. Para saber mais sobre a campanha você pode conferir o site do Instituto Neo Mama de Prevenção e Combate ao Câncer de Mama.

Faça parte e compartilhe essas ideias! ;-)

Publicações Relacionadas