Faça o benchmarking e esteja à frente da concorrência nos negócios! Com a busca por sucesso e o reconhecimento de que sempre há o que melhorar, o benchmarking é uma ferramenta importante para descobrir como as empresas concorrentes estão se comportando e quais estratégias estão usando. 

A investigação de práticas empresariais serve para avaliar as vantagens e desvantagens dos outros negócios e as ações de sucesso de empresas experientes. O benchmarking também permite a avaliação interna, identificando pontos fracos e fortes, para adequar-se às melhores opções.

Mas, é preciso estar ciente de que as mesmas práticas utilizadas por uma determinada empresa não serão necessariamente aplicáveis no seu modelo de negócio uu no contexto em que ele está inserido.

Como fazer um benchmarking?

Referência

Tenha objetivos claros sobre o que você pretende melhorar e pesquise por empresas consideradas referência e similares no assunto dos seus negócios. Opte por monitorar líderes de mercado que tenham ações de sucesso em seus históricos ou que tenham passado pelo mesmo desafio.

Dados

Monitore o maior número de informações possíveis sobre as técnicas desenvolvidas pela empresa que você deseja comparar, por exemplo, como trabalham, preços, políticas de entrega, valor do frete, promoções e outras informações.

Na internet, podem ser usados recursos como as redes sociais, sites, blogs e informações divulgadas pelas próprias empresas.

Análise

Ao fazer o levantamento de todas as informações, é o momento de comparar com as ações da sua empresa e buscar entender a abordagem realizada pelas companhias que estão fazendo sucesso com o público.

Para uma visão geral e organizada, é importante elaborar uma planilha sobre as estratégias das empresas monitoradas, para facilitar a interpretação e avaliação das informações coletadas.

Identificar falhas

Mais importante do que descobrir novas abordagens para aplicar nos seus negócios, é identificar as suas falhas e resolver os problemas. Assim, procure as práticas mais aplicáveis do benchmarking para aprimorar seus processos, minimizar falhas.

Eventos

A participação em eventos pode ser aliada do benchmarking. Em um ambiente com vários profissionais motivados, das mais variadas áreas de atuação dentro do seu segmento, é uma boa oportunidade para criar uma rede de relacionamentos e acompanhar tendências.

Continue

Ok, você fez o benchmarking, implementou mudanças e as coisas melhoraram. Agora, continue! O processo de benchmarking deve ser contínuo, mesmo quando você estiver conquistando bons resultados.

O mercado está em constantes transformações, e é preciso estar atento a todo tipo de movimentação para não perder espaço dentro do cenário em que está inserido. Uma empresa de sucesso busca ser melhor sempre!

Publicações Relacionadas