A era digital deu voz e vez a todos e, com isso, somos sobrecarregados com notícias, propagandas e entretenimento em geral. Nesse mar de informação é  cada vez mais difícil de ganhar destaque.

Afinal, existe uma forma de fazer isso com facilidade? Muitos elementos contribuem para divulgar ideias, produtos ou serviços. Logo, o caminho até  o alvo ainda apresenta mistérios e depende de fatores indefinidos. Vejamos ideias simples, como o sucesso dos animais nas redes sociais cada vez mais virando negócios de maneira espontânea, enquanto outros tentam sem resultados.

O Senac acompanha o mercado, observa as principais tendências do que consegue contagiar e se fixar na cabeça dos clientes. Claro que os primeiros passos devem ser a preocupação com a qualidade, preço e propaganda. Contudo, apenas isso não será o suficiente para fazer a mágica e se espalhar pela rede.

O autor Jonah Berger, no livro Contágio: Por que as coisas pegam, apresenta informações valiosas, mostrando uma direção. Tenha em mente que sempre haverão ideias melhores. Mas, devemos investir em transmitir histórias significantes pra quem nos cerca e com isso aumentar as chances de viralização.

A cada dia compartilhamos mais de 16 mil palavras e no meio disso ocorrem cem milhões de conversas sobre marcas. A partir daí vimos o quão forte é a influência do boca a boca para se destacar na internet ou no mercado. Considere que através das conversas diárias existe maior persuasão e convencimento, além de o dialogo ser direcionado a quem tem interesse pelo assunto.

O boca a boca online acontece em apenas 7% dos casos, de acordo com a empresa de pesquisas Keller Fay Group. Então evite o erro de desconsiderar o que acontece off-line quando lançar um video, ideias, campanhas, produtos ou serviços. Preocupe-se em construir algo que seja capaz de virar assunto nas rodas de amigos, no mercado, no trabalho. Incitando um gatilho para o contágio.

Um dos casos  apresentados por Berger no livro é o de uma editora americana que encontrou uma forma simples de popularizar suas obras. Ao invés de dar apenas um livro aos professores para análise, mandava dois. A intenção era  que o segundo exemplar fosse passado adiante para algum aluno ou colega. O felizardo teria uma opinião mais natural comentando o quanto a publicação era interessante e relevante para a área.  Imagine a influência dessa ação.

“Aproveitar o poder do boca a boca, online ou offline, requer entendimento sobre por que as pessoas falam e por que algumas coisas são mais ditas e compartilhadas que outras. A psicologia do compartilhamento. A ciências da transmissão social” – Jonah Berger

Toda essa ciência de transmissão é aprofundada no decorrer da leitura mostrando como trabalhar com fatores e elementos para permitir um aumento efetivo das chances de viralizar seus conteúdos. Acompanhe o vídeo do gerente de tendências do Youtube, Kevin Allocca, e veja a visão dele sobre o assunto:

Caso você tenha mais interesse, uma boa forma de se aprofundar sobre o assunto é participando da Pós-graduação em Gestão  da Comunicação em Mídias Digitais, ofertada pelo Senac. Assim, você desenvolve maiores habilidades para criar tendências e conteúdos relevantes e se destaca nesse oceano digital.

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