Cada vez mais vemos notícias e discussões sobre a utilização do plástico no dia a dia, como podemos evitar e não utilizar esse item em nosso cotidiano. O descarte incorreto desse tipo de produto acaba poluindo o meio ambiente, pois a dificuldade na sua reciclagem e decomposição faz com gere um acúmulo desse resíduo.

Porém, o plástico não é o único vilão da história. Existem outros produtos muito usados em nosso cotidiano que podem ser substituídos para evitar a poluição do meio ambiente. Confira algumas ideias para mudar sua forma de consumo:

Ecopads

Você retira sua maquiagem com algodão, lenços umedecidos ou hastes flexíveis? Saiba que você pode pedir ajuda para uma amiga que faz crochê e substituir esse item pelos ecopads. Eles são discos de crochê que servem para retirar maquiagem, máscaras de argila e auxiliam na limpeza de pele. A ideia é que ele seja reutilizável, ou seja, basta lavar e secar após o uso para reutilizar assim que necessário.

Escovas

Sejam escovas de dente ou de cabelo, ambos os itens podem ser substituídos por escovas de madeira. Busque por aquelas que possuem cabos de bambus, que possuem cerdas vegetais e não agridem ao meio ambiente com a sua produção.

Hastes Flexíveis

As hastes flexíveis nem sempre são descartadas de forma correta. Para isso, você deveria retirar as pontas de algodão após o uso e descartar apenas essa parte em lixo comum, diferente da haste que você poderia descartar no lixo para reciclagem de plástico. Então, como alternativa para evitar o consumo de plástico, opte por opções que são biodegradáveis e não poluem o meio ambiente.

Produtos de higiene

Shampoo, condicionador, sabonete e outros itens de higiene pessoal costumam eliminar muitos componentes químicos que agridem tanto seu corpo quanto o meio ambiente. Produtos que contêm sulfatos, silicones, parabenos, óleos minerais, ou parafina líquida e outros petrolatos devem ser evitados. Além disso, existem sabonetes vegetais e outros produtos que seguem uma linha mais sustentável e podem ser substituídos facilmente.

Gostou das dicas? Aproveite para refletir quais os produtos você mais usa que poderiam ser substituídos na sua rotina e comece a adotar uma forma de consumo consciente.

Publicações Relacionadas