Caminhos na área de TI
A área de Tecnologia da Informação (TI) já foi considerada o futuro, mas faz parte do presente há algum tempo. Com a digitalização...
Postar uma foto no Instagram, compartilhar um vídeo no Facebook ou publicar uma frase no Twitter. Todas são ações simples que já fazem parte do comportamento de muitas pessoas. Mas essas atitudes sempre repercutem de alguma forma e a internet torna-se um grande mosaico da nossa personalidade.
Uma vez na rede, nossas informações podem nos favorecer ou prejudicar, atingindo o campo profissional e influenciando profundamente a carreira. Para perceber o quão fácil é o acesso à informação, basta navegar nos perfis de alguns amigos nas redes sociais que você irá conseguir identificar muitos de seus hábitos, posicionamentos e gostos sem muita dificuldade.
O impacto no trabalho começa na seleção do profissional, momento no qual os recrutadores costumam analisar não apenas o currículo ou a entrevista. Utilizam também as redes sociais como ferramentas para obter a maior quantidade de informações a respeito do candidato. Logo, imagine um funcionário no cenário digital, fazendo reclamações do trabalho, manifestando opiniões radicais ou até mesmo expressando-se com linguajar impróprio. Essas posturas podem repercutir negativamente na imagem pessoal e diminuir signitivamente as oportunidades de trabalho.
Por isso, fique atento e avalie que tipo de informação disponibilizar na rede. Pondere quanto aos vídeos, textos, fotos, mensagens ou qualquer compartilhamento feito. Lembre que você é a sua marca e analise se a imagem transmitida é efetivamente a que você almeja passar. Afinal, o ambiente digital e o físico não são planos separados, eles coexistem e um influencia fortemente o outro. Então procure fazer postagens construtivas que mostrem seu melhor e evite tornar seu Facebook um mural de lamentações. Pense sempre no lado bom e ruim de cada postagem, afinal um erro é o suficiente para ser lembrado de uma maneira equivocada.
Essa situação ocorre também nas empresas que, cada vez mais, estão presentes nas redes. Assim, surge mais um ponto de atenção para os empreendedores, pois qualquer deslize de gerenciamento pode trazer graves problemas a uma marca próspera. Não são poucos os casos em que uma empresa envolve-se em polêmicas na internet devido a postagens mal planejadas. Considere que uma foto ou um comentário podem ser interpretados de várias formas. Deste modo, os empregadores, devem procurar profissionais preparados para esses ambientes,minimizando o risco e aumentando os resultados positivos.
Caso você se interesse pelo assunto, uma boa forma de cuidar da reputação online e aprender a lidar com as redes sociais de maneira profissional é fazendo a Pós-Graduação de Gestão da Comunicação em Mídias Digitais do Senac.
Concorda que o cuidado com a reputação online é importante? Este é um bom assunto para compartilhar em suas redes socias. ;-)
A área de Tecnologia da Informação (TI) já foi considerada o futuro, mas faz parte do presente há algum tempo. Com a digitalização...
A Internet está em constante evolução, e a cada nova fase, novas oportunidades e desafios surgem. Nesse sentido, a Web 3.0, a próxima...
A inteligência artificial (IA) se infiltrou em diversos setores da sociedade. Isso acabou impactando drasticamente a forma como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos...
Novo Post!