A internet facilitou tarefas do cotidiano, e colabora na otimização de tempo, mas entre as inúmeras qualidades do ambiente virtual, é importante ficar atento aos dados que nele são compartilhados. Por isso, a segurança da informação é um tema cada dia mais relevante e importante ser disseminado, assim como ter conhecimento de práticas que protejam o uso de seus dados na internet. 

O número de crimes virtuais reforça o motivo pelo qual as pessoas devem investir em segurança da informação. Dados da Psafe, companhia especializada em cibersegurança, com sede no Vale do Silício, mostram que somente no primeiro semestre de 2019 foram reportados 120,7 milhões de ataques de roubo de dados e invasões em sistemas eletrônicos 

Para evitar esses danos são quatro os pilares da segurança da informação:

Confidencialidade

A confidencialidade trata do acesso restrito apenas a pessoas autorizadas, por meio da autenticação ou restrição de acessos. 

Integridade

A integridade não permite que haja alteração na forma como as informações foram produzidas ou armazenadas, dessa forma somente usuários com permissão podem acessar o sistema. Ou seja, este é um item que corresponde à preservação e confiabilidade das informações, sem que haja interferência externa que possa comprometer ou danificar os dados.

Disponibilidade

A disponibilidade trata do cuidado com falhas de sistema, garantindo que o funcionamento da rede esteja sempre disponível aos usuários autorizados.

Autenticidade

Este pilar certifica que as informações armazenadas são provenientes da fonte anunciada, sem sofrer alteração ou manipulação em algum processo. Problemas com autenticidade podem ser observados, por exemplo, através de identidades falsas em sites e perfis.

É importante ter certeza de que seus dados e arquivos estão seguros. Em relação às empresas, um cliente sente-se mais seguro sabendo que as suas informações e dados pessoais estão fora de risco de ataques e vazamentos de dados, podendo manter e prolongar o relacionamento com a organização empresarial contratada.

Dicas de boas práticas de segurança da informação para usuários e empresas não caírem em ataques virtuais

Empresas

Mapear vulnerabilidades

  • Para prevenir-se de ataques é necessário que a empresa tenha mapeada as suas vulnerabilidades, para entender e buscar a melhor forma de precaver-se de possíveis falhas. Os ataques virtuais estão cada vez mais qualificados, portanto, as políticas de segurança devem acompanhar a mudança no ambiente virtual.

Acompanhamento e investimento em profissionais

  • Os hackers estão sempre um passo à frente dos usuários em descobrir caminhos para ter acesso a informações inacessíveis. Como alguns desses hard users podem usar de seu conhecimento para prejudicar indivíduos ou organizações, é preciso ter cuidado. É importante acompanhar ameaças e ataques que tenham acontecido fora do país ou em áreas de atuação parecidas, além de investir no departamento de tecnologia, tanto em capacitação dos profissionais quanto em ferramentas e softwares para segurança da informação.

Uso de criptografia

  • A criptografia é o uso de algoritmos para codificar uma informação, fazendo com que ela não tenha mais o formato original. O conteúdo só pode ser decodificado com o uso de chave específica de decriptografia. O uso dessa técnica é uma ótima ferramenta para as empresas porque protege informações de ataques e interceptações, já que para ler os dados criptografados é necessário ter a chave certa.

Realização do backup

  • O backup também serve para a prevenção de roubo e perdas acidentais, como problemas com arquivos ou outros incidentes. As empresas podem procurar diversas formas de realizar esse serviço, tudo depende do tamanho da sua empresa e a importância dos dados que você compila, veja as possíveis soluções:
    • Hardware: os backups de disco rígido são mantidos em local e são de fácil acesso e manejo, e não são caros. Porém, se ele falhar você fica sem backup.
    • Software: existem muitas opções no mercado de programas de backup que podem ser utilizados, se você muda a sede da sua empresa com frequência, essa é a melhor solução.
    • Serviços remotos: essa é uma das melhores opções do mercado, independente do tamanho da sua empresa. Em geral, esse serviço é mais seguro e permite compartilhar arquivos sem usar a rede de dados. Apenas em alguns casos o backup pode demorar pela velocidade limitada da própria empresa. 

Usuários

Antivírus

  • Mantenha o antivírus atualizado. O antivírus ajuda a manter o dispositivo atualizado em termos de segurança e evitar que malwares infectem seu computador.

Cuidado com a autenticidade dos links

  • É preciso ter cuidado também com links e e-mails suspeitos, que são um dos maiores meios de infectar as máquinas. Para detectar esse tipo de conteúdo você deve prestar atenção na mensagem, se reconhece o endereço e verificar sua legitimidade nos canais oficiais. Outras características que demonstram ataques são textos com erros gramaticais e de digitação.

Backup atualizado

  • Caso você tenha problema com a perda de arquivos do computador por algum ataque, o backup será o seu melhor amigo. Por isso, mantenha seu backup atualizado em um HD externo.

Senhas

  • Tenha senhas diferentes para cada conta que possua nos meios digitais, use e abuse de caracteres, números, letras maiúsculas e minúsculas, e altere-as com frequência. Pois assim, senhas mais complexas são mais difíceis de serem identificadas pelos invasores de dados. Também é importante cuidar o acesso às contas bancárias, evitando lugares públicos como as lan houses ou computadores de terceiros.

Agora que você já sabe algumas dicas sobre segurança da informação, aproveite para navegar na internet sem medo de cair em ataques virtuais!

Publicações Relacionadas