Você já deve ter ouvido falar em mercado financeiro, não é mesmo? Mas você sabe o que ele é e para que serve?

O mercado financeiro é responsável pela ligação entre pessoas ou empresas que têm ou precisam de dinheiro e, para isso, conta com a intermediação dos bancos – que cobram uma taxa para a transação do capital.

Planos de previdência, seguro de vida, cobranças bancárias, entre outros, também estão dentro do mercado financeiro. Esses serviços são fiscalizados e controlados pela Bolsa de Valores de São Paulo – Bovespa –, pelo Banco Central e pelo CMV ou Comissão de Valores Mobiliários.

Além disso, ele pode ser dividido em outros três mercados: mercado de crédito, mercado de câmbio e mercado aberto. O mercado de crédito cuida dos empréstimos bancários – financiamentos, desconto de cheques, uso de cheques especiais, entre outros.

Já o mercado de câmbio é responsável pela relação justa entre as moedas dos países. O dólar geralmente é usado como base para a comparação entre moedas e quando é feito um negócio entre dois países, eles comparam os valores de suas moedas para depois fecharem a transação. Os bancos compram e vendem diariamente os dólares de importadores, investidores estrangeiros, exportadores e de outros bancos. No final do dia é feito um balanço e se houve mais compradores que vendedores a cotação sobe, quando a oferta é maior e a procura menor, a cotação baixa.

O mercado aberto é referente às empresas que possuem capital aberto – as Sociedades Anônimas –, em que qualquer pessoa pode ser sócia delas, desde que compre suas ações. As negociações são feitas na bolsa de valores e o preço é público. Dessa forma pode-se comprar pelo preço definido pela lei da oferta e da procura.

Percebeu o quanto o mercado financeiro é importante no nosso dia a dia? É a partir dele que podemos saber a cotação do dólar, fazer financiamentos e empréstimos, além de investirmos em ações. Agora ficou muito mais fácil de entender, não é mesmo? ;)

Publicações Relacionadas