Programa Alimentos Seguros: segurança alimentar para seu negócio
Por meio do Programa Alimentos Seguros (PAS), o Senac SC trabalha para garantir a segurança alimentar nos estabelecimentos de gastronomia. Com capacitações e...
Quem começa a se aventurar na cozinha, tem muitas dúvidas. Algumas dicas valiosas podem ajudar os iniciantes a preparar os alimentos e encontrar o ponto certo de tempero e cozimento. Primeiramente, é necessário deixar todos os ingredientes separados, evitando parar durante o desenvolvimento da receita.
Se você quer ter sucesso com as panelas, fique atento às dicas do orientador de gastronomia do Senac Carlos Wagner, e experimente!
Arroz soltinho
Para deixar o arroz no ponto certo, deve ser utilizada a proporção de uma xícara de arroz para uma e meia de água fervendo. Primeiro, cozinhar sem tampa em fogo alto até aparecerem furinhos no arroz. Depois, colocar a tampa e deixar secar a água em fogo baixo. O arroz ainda precisa ficar na panela fechada por mais 15 minutos, para que termine de cozinhar com o vapor.
Macarrão
É necessário utilizar bastante água: 6 litros de água para 500g de massa. Não tem necessidade de colocar óleo na água, é mais eficiente colocar um pouco de azeite depois de escorrer o macarrão. Também é interessante, depois de escorrer a água quente, passar água fria, pois evita que fique grudento.
Carnes
As carnes devem ser cortadas no sentido contrário da fibra, com facas próprias e bem afiadas. A faca específica para desossar, por exemplo, pode ser uma boa opção.
Legumes
O tipo de corte dos legumes dependerá da receita, mas todos precisam estar com o mesmo tamanho. Caso um tipo de legume esteja maior do que outro, o sabor se destacará e o tempo de cocção será diferente.
Cenoura
A cenoura pode ser utilizada para equilibrar pratos ácidos, como molhos e saladas.
Feijão
O segredo para fazer um feijão saboroso é escolher grãos novos e macios. Faça um teste: aperte um grão com as unhas e veja se fica marcado.
Batatas fritas
A batata ideal para fritura é a batata rosa, pois tem menos umidade. O primeiro passo é descascar a batata, lavar para tirar o excesso de amido e secar. Depois, fritar pela primeira vez, escorrer em papel toalha e deixar esfriar um pouco. Por fim, fritar novamente até que as batatinhas fiquem douradas.
Ovos
A clara em neve fica mais volumosa se os ovos estiverem em temperatura ambiente. A espuma se forma mais facilidade e fica mais estável.
Temperos
A escolha do tempero é muito pessoal, mas algumas combinações são clássicas: hortelã na carne de cordeiro, limão e coentro nos frutos do mar, além de manjericão com tomate. A pimenta branca é um condimento interessante, pois realça o sabor dos alimentos.
Sal
Prove sempre o que está cozinhando! Tenha cuidado com ensopados, arroz e receitas com molho, pois como a quantidade de água diminui, o sal fica concentrado.
Fogo alto ou baixo?
É importante seguir o que indica a receita. Caso seja um bife grelhado, por exemplo, o fogo deve estar o mais forte possível. Assim, mantem a umidade, o sabor e a maciez da carne.
Por meio do Programa Alimentos Seguros (PAS), o Senac SC trabalha para garantir a segurança alimentar nos estabelecimentos de gastronomia. Com capacitações e...
Quando se fala em gastronomia, muitas vezes nos concentramos em sabores, aromas e apresentações. No entanto, a textura dos alimentos desempenha um papel...
A gastronomia é uma arte que combina criatividade, técnica e paixão, e uma carreira neste setor é o sonho de muitas pessoas. Se...
Novo Post!