O feriado da Páscoa é ótimo para viajar e conhecer novos lugares, mas que tal aliar as atrações de Páscoa com um roteiro gastronômico? Veja algumas cidades com atrações especiais para a época e com ótima gastronomia para conhecer.

Pomerode

Na cidade mais alemã do Brasil, a comida típica alemã é o maior atrativo. A cidade oferece uma deliciosa culinária com diversas opções de pratos típicos, destacando o eisbein (joelho de porco), o kassler (bisteca de porco), o marreco recheado e junto dos doces, pães, cucas, bolachas e tortas. As cervejarias artesanais da cidade também são outra atração imperdível.

E nessa época do ano, a cidade promove a Osterfest, uma festa de páscoa com algumas tradições alemãs. Uma de suas grandes atrações é a Osterbaum, a maior árvore de Páscoa do mundo.

Além da maior árvore de Páscoa, agora a festa possui também o maior ovo decorado do mundo. Com 15,02 metros de altura e 8,72 metros de diâmetro, o ovo está exposto na festa. O evento também conta com uma Feira de Páscoa, a Ostermarkt, onde produtos artesanais e artigos de decoração são comercializados, além de possuir atrações culturais como apresentações de grupos folclóricos.

Blumenau

Ainda no Vale Europeu, temos Blumenau a Osterdorf, uma vila de Páscoa com diversas atividades programadas. Este ano, o evento terá o 1º Concurso de Colomba  Pascal, uma horta urbana (a Ostergarten) incentivando a sustentabilidade e o plantio urbano, um desfile, além de oficinas de compostagem, distribuição de sementes e as tradicionais oficinas de pintura de casquinhas, contação de histórias, entre outras.

Na culinária da cidade, valem a pena experimentar, além dos pratos típicos de Pomerode, o Hackepeter, as salsichas Bockwurst e Weisswurst com mostarda escura e o Strudel de maçã.

Nova Veneza

Mais ao sul do Estado, em Nova Veneza, a Páscoa também não passa em branco. Uma pequena fazenda no centro da cidade será palco para comemorar a Páscoa. A “Fazenda Dolce Páscoa” embeleza o local, além de ser uma ótima atração infantil.

Na gastronomia, Nova Veneza é uma das referências em cozinha italiana. A forte influência cultural fez com que a “Veneza brasileira” tenha diversas opções de restaurantes de massas.

Serra Catarinense

Na região serrana, temos opções mais diferentes, como o enoturismo pelas diversas vinícolas em Lages. São mais de 10 opções para serem visitadas. Os vinhos finos de altitude receberam diversas premiações e valem a visita e degustação.

Ainda na região, outra opção é São Joaquim, uma das cidades mais frias de SC. Assim como Lages, São Joaquim também faz parte da rota dos vinhos, com vinícolas abertas à visitação.

Gostou das indicações? Aproveite o feriadão para viajar e conhecer os destinos gastronômicos!

Publicações Relacionadas