Gostar de moda, maquiagem, produtos de beleza, tendências, acessórios e, principalmente, ter vontade de compartilhar tudo isso com as pessoas. Isso é o que fazem as blogueiras de moda. Longe de ser apenas um hobby, as meninas que dedicam-se a essa prática já não são apenas pessoas que querem passar suas opiniões pessoais para os internautas. Os blogs há muito tempo viraram negócio, e em se tratando de moda, viraram referência. Para se ter uma ideia a busca por “blog de moda” cresceu 2.275% nos últimos cinco anos — mil vezes mais do que as buscas por todos os termos da categoria moda, segundo dados do Google Insight.

Usados como parte da estratégia de marketing para diversas marcas, os blogs de moda tem o poder de disseminar informações positivas e negativas a respeito de diversos produtos, serviços e tendências. É normal que grandes marcas presenteiem as blogueiras com “mimos” que vão desde maquiagem e acessórios, até a passagens e convites para assistir desfiles na primeira fila.

No Brasil, assim como em diversos lugares do mundo, ter um site que fala sobre assuntos preferencialmente femininos ou “de mulherzinha” virou profissão. Quando encarado como negócio é muito lucrativo, e algumas meninas ganham mais com seus sites pessoais do que se estivessem inseridas no mercado de trabalho comum. Esse é o caso de Camila Coutinho, do blog Garotas Estúpidas. Em entrevista ao portal IG ela diz que para ter sucesso é preciso tratar o blog realmente como uma micro empresa. “Se você encarar como negócio e se respeitar, não aceitar qualquer coisa, e tiver um conteúdo bom, bomba mesmo. Não vou falar quanto eu ganho senão todo mundo vai pedir dinheiro emprestado pra mim! Mas posso dizer que eu estou muito feliz com a minha renda pra uma menina de 23 anos. Pago minhas contas, pago minhas viagens, meu carro fui eu que paguei, então está ótimo”.

Para as meninas que se empolgaram com essa possibilidade profissional, fica a dica: estude muito. Não só as matérias do colégio ou da faculdade. Faça cursos, conheça pessoas, visite outros blogs, aprenda outro idioma, seja sedenta por conhecimento. Leia muito e escreva bem. Afinal, ninguém vai te dar credibilidade se o seu blog tiver erros de português e linguagem difícil de entender. O ideal também é ter um diferencial, seja regional ou de produtos e serviços que você fale. O mercado é grande, mas exige qualidade e quanto mais conhecimento e contatos você tiver, melhor será para seu negócio. De resto, divirta-se. Esse é o grande barato de poder trabalhar com um assunto que você goste muito.

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