Por meio do Programa Alimentos Seguros (PAS), o Senac SC trabalha para garantir a segurança alimentar nos estabelecimentos de gastronomia. Com capacitações e consultorias especializadas, o PAS prepara profissionais da área de alimentação, desde a preparação até a mesa.  

Com a proximidade do verão e o aumento do fluxo turístico, a preocupação com a segurança alimentar também cresce. O PAS oferece aos negócios de alimentação a oportunidade de se diferenciarem no mercado, demonstrando um compromisso com a saúde e o bem-estar dos seus clientes. Ao garantir a qualidade e a segurança dos alimentos servidos, os estabelecimentos turísticos geram uma experiência gastronômica positiva. 

Valdirene Toigo, coordenadora estadual do PAS no Senac SC, destaca a importância do programa para que empresas como bares, lanchonetes, restaurantes, entre outros, adotem práticas seguras e eficientes na manipulação de alimentos, minimizando os riscos de contaminação tanto para os colaboradores quanto para o cliente consumidor. 

O PAS atende empresas de todos os portes, regimes tributários e naturezas. O foco principal está no setor do comércio, de bens, serviços e turismo, como por exemplo, restaurantes, bares, lanchonetes, padarias, empresas produtoras de massas, entre outras.

Algumas das atividades desenvolvidas são: diagnóstico situacional, treinamento de funcionários, a implementação propriamente dita e a auditoria final. Isso totaliza entre 42 e 74 horas de consultoria, dependendo do porte do negócio. 

Cliente do Senac SC desde 2012, todas as operações de alimentação do Beto Carrero World são certificadas pelo PAS. Isso garante a segurança e confiança dos visitantes do maior parque temático da América Latina. 

Benefícios do PAS para o turismo: 

Confiança dos turistas: Ao adotarem as práticas do PAS, os estabelecimentos transmitem aos turistas a segurança de que os alimentos são preparados de forma higiênica e com os mais altos padrões de qualidade. 

Diferenciação no mercado: A certificação do PAS se torna um diferencial competitivo. Isso atrai turistas mais exigentes e conscientes em relação à segurança alimentar. 

Redução de riscos: A implantação do PAS auxilia na identificação e controle de possíveis riscos à saúde. Dessa forma, surtos de doenças transmitidas por alimentos são evitados e a imagem do estabelecimento é preservada. 

Melhoria da imagem do destino:  Um destino com alta adesão ao PAS é percebido como um local que valoriza a saúde e o bem-estar de seus visitantes. Isso contribui para a construção de uma imagem positiva e ainda mais atraente.  

A coordenadora do Programa Senac Gastronomia, Carla Lopes, ressalta que “o PAS contribui para a prevenção de doenças transmitidas pelos alimentos, protegendo não apenas os turistas, mas também a população local”. Desse modo, influencia diretamente na experiência dos visitantes e na imagem de um destino turístico”. 

O Senac oferece: 

  • Capacitações: Cursos e treinamentos para profissionais da área de alimentação. Alguns dos temas são Boas Práticas para Serviços de Alimentação e Boas práticas na Manipulação e Preparação de Alimentos. 
  • Consultorias: Assessorias e consultorias personalizadas para a implantação e manutenção do PAS em estabelecimentos de diferentes portes e segmentos. 

Texto: Carla Lopes

Publicações Relacionadas