Cosméticos essenciais para o verão
O verão está chegando e, com ele, a necessidade de cuidar da pele de forma adequada. A exposição ao sol, o calor e...
Que as mulheres brasileiras têm fascínio por produtos de beleza, disso ninguém duvida. A novidade que estudos recentes vêm mostrando é o aumento, nos últimos anos, do interesse pelos cosméticos de origem orgânica. De acordo com a GfK, mais de metade dos consumidores brasileiros, na hora de comprar, consideram o impacto que os objetos causam ao meio ambiente – o maior índice do mundo.
Esse crescimento é reflexo da mudança de comportamento do consumidor, que está mais informado e preocupado com assuntos sobre sustentabilidade. Assim, ele passa a cobrar das empresas uma atuação mais compatível com seu modo de pensar: um processo de produção que preserve a natureza e não cause danos ao seu organismo. Um exemplo desta transformação é o caso da Lush, marca inglesa de produtos orgânicos que, quando se instalou no Brasil, não obteve bons resultados de vendas e, em 2007, fechou suas portas. No ano passado, recebeu muitos pedidos e se reestabeleceu no país, dessa vez com planos de expansão para mais de 30 lojas nos próximos cinco anos.
Apesar de ainda concorrerem com marcas tradicionais, novas empresas estão entrando no mercado dispostas a atuarem de forma a causar menos impacto no meio ambiente. Luisa Benjamin e Verônica Sanford, por exemplo, decidiram largar seus empregos e abrir suas próprias marcas de produtos de beleza orgânicos: a Benjamin Primores Naturais e a La Florida, respectivamente. “Eu quero desmistificar o natural como algo grosseiro ou rústico. Pode ser natural e chique ao mesmo tempo”, explica Verônica. Na La Florida, a maioria dos produtos chega a ter 100% de organicidade (para a Ecocert, organismo de inspeção e certificação de produtos, um cosmético precisa ter no mínimo 95% de matérias-primas naturais para ser considerado orgânico).
O cosmético orgânico é formulado e produzido com ingredientes naturais, dentro dos princípios da sustentabilidade, e não é testado em animais. Em sua fórmula, há óleos essenciais puros e extratos naturais com propriedades regenerativas, antioxidantes, antissépticas e hidratantes. Entre os ingredientes estão proibidos componentes sintéticos, derivados de petróleo, parabenos, fragrâncias e corantes artificiais. Dessa forma, ele cuida da saúde de forma consciente, sem agredir a pele e a natureza.
Como esse mercado ainda possui pouca oferta, existem muitas oportunidades para empreendedores que queiram investir no segmento. Todavia, é importante se atentar que normalmente os consumidores que procuram esse nicho é porque tiveram experiências anteriores ruins e querem experimentar um produto totalmente novo, desde a embalagem até a sua fragrância.
Interessou-se pelo assunto? Conheça nossos cursos na área de saúde e beleza e garanta sua vaga!
O verão está chegando e, com ele, a necessidade de cuidar da pele de forma adequada. A exposição ao sol, o calor e...
Você já parou para pensar como a forma como você trabalha pode afetar sua saúde e produtividade? A ergonomia é a ciência que...
Você sabe o que fazer em caso de um acidente doméstico? Ter conhecimento em primeiros socorros pode fazer toda a diferença, salvando vidas...
Novo Post!