CLT ou PJ: o que levar em conta?
Na hora de decidir sobre a forma de contratação, muitos profissionais se deparam com a dúvida: vale mais a pena trabalhar com carteira...
Quantas vezes você já planejou uma nova possibilidade profissional e por insegurança acabou desistindo de alcançá-la? Um emprego fixo normalmente é visto como um grande motivo para que muitos planos sejam adiados, principalmente quando o primeiro passo requer a desistência da carreira atual. No entanto, ao contrário do que muitos pensam, renunciar algo para investir em um novo projeto não é sinônimo de fracasso. Muito pelo contrário, essa pode ser a decisão fundamental para que o futuro aconteça da forma como está sendo planejada. Nesse caso, misturando experiências profissionais com boas estratégias, os bons resultados acabam sendo apenas uma consequência.
Pergunte a si mesmo: você está satisfeito?
Certamente você passa uma boa parte da rotina envolvido com a sua profissão, certo? Por isso, é fundamental que ela não seja uma obrigação, mas sim algo que proporcione realização ao fazer. Se o fato de ter que ir trabalhar é motivo de desânimo e monotonia, comece a analisar as suas próprias expectativas e como é possível concretizá-las. Nem sempre a área que você atua é aquela que combina com a sua personalidade e aptidão. Nesses casos, buscar novas possibilidades além de interessante pode ser uma alternativa fundamental para trazer novos conhecimentos e desafios para o seu dia a dia!
Trace um plano com metas profissionais
Se o seu sonho sempre foi ser chef de cozinha do seu próprio restaurante, insista naquilo que possa satisfazer a sua vida profissional. Nesse caso, planejar maneiras de alcançá-lo é sempre a melhor opção. Caso haja insegurança em abandonar uma carreira para tentar construir algo novo, uma boa alternativa é usar apenas uma parte do seu tempo para esse objetivo. Por exemplo, comece um curso de pequena duração na área de gastronomia, aos poucos você aprende sobre a área que se interessa e logo poderá exercer no seu dia a dia. Até porque, muitos projetos começam com pequenos passos, e desistir de algo que não motiva a sua rotina pode ser o primeiro deles.
Como o Design Thinking pode ajudar você a alavancar a carreira
Você já deve ter ouvido falar nas diversas aplicações do Design Thinking, mas provavelmente ainda não pensou nele como uma forma de construir estratégias para a sua própria carreira. Portanto, saiba que essa é uma das boas alternativas que podem auxiliar nos seus planos! Tente relembrar os 4 passos do processo, todos eles remetem a planejamento e produção de estratégias, algo certeiro para quem pretende encontrar possibilidades de alcançar um objetivo, principalmente quando ele inclui a abertura de um novo negócio.
Voltando ao exemplo do profissional que sonha em ser um chef de cozinha, para abrir um restaurante e ter mais chances de crescimento, ele deve começar conhecendo o seu possível público. O que eles desejam e quais os obstáculos para oferecer o melhor produto são alguns dos tópicos a serem analisados nesse primeiro passo. No caso de outras profissões, conhecer o mercado onde irá atuar é um importante passo na fase de planejar a mudança de carreira.
Com todos os aspectos listados chega a hora de organizar as informações e definir um exemplo de cliente que seria o alvo do seu negócio, para então prototipar estratégias que possam atraí-lo. Por último, as ideias vistas como ideais devem ser testadas, para que, caso os resultados sejam positivos, elas possam ser seguidas com segurança pelo empreendedor.
Na hora de decidir sobre a forma de contratação, muitos profissionais se deparam com a dúvida: vale mais a pena trabalhar com carteira...
Nos últimos anos, o conceito de blended learning (ou ensino híbrido) ganhou destaque no ambiente corporativo, transformando a forma como as empresas treinam...
A gastronomia é uma arte que combina criatividade, técnica e paixão, e uma carreira neste setor é o sonho de muitas pessoas. Se...
Novo Post!