Programa Alimentos Seguros: segurança alimentar para seu negócio
Por meio do Programa Alimentos Seguros (PAS), o Senac SC trabalha para garantir a segurança alimentar nos estabelecimentos de gastronomia. Com capacitações e...
O pinhão é um ingrediente bastante presente na culinária do Sul. A semente da araucária é muito apreciada, principalmente, no inverno que é a época de consumo. O costume de comer pinhão veio das tribos indígenas que habitavam a região, animais também se alimentam da semente, principalmente pássaros.
Muito tradicional nas festas juninas, o pinhão pode ser cozido ou assado. Além disso, é possível utilizá-lo para outras receitas como bolos, paçoca, doces, sopas, e acompanhamento de pratos e sobremesas. São diversas as utilizações do pinhão e nós trouxemos algumas receitas que podem servir de inspiração para sua festa, acompanhe:
Farofa de Pinhão
Ingredientes
Pique os pinhões cozidos em cubos grandes e reserve. Em uma frigideira derreta a manteiga e frite a cebola picada. Quando a cebola ficar transparente, acrescente 2 dentes de o alho amassado. Coloque a farinha de mandioca, tempere com sal e pimenta. Finalize com cheiro verde e deguste com outros pratos, a dica aqui é misturar a farinha com algum tipo de carne, a combinação fica deliciosa.
Ingredientes
Modo de preparo
Aqueça a manteiga em uma frigideira, frite a cebola deixando murchar e dourar. Acrescente o pinhão cozido, processado e cortado em rodelas, deixando-o refogar. Tempere com sal, pimenta-do-reino, salsa e cebolinha picados. Deixe esfriar. No liquidificador ou batedeira, bata o leite, a farinha de trigo e as gemas, as claras devem ser batidas separadamente em neve. Incorpore aos poucos o pinhão já refogado, acrescentando o queijo ralado. Junte suavemente as quatro claras batidas em neve. Despeje na forma para suflê, não esqueça de untar. Asse em fogo moderado (170 ºC a 190 ºC) por cerca de 20 minutos.
Arroz com Pinhão
Ingredientes
Modo de preparo
Lave o arroz em água corrente e escorra. Em uma panela, aqueça o azeite e refogue o arroz até começar a grudar na panela. Junte os pinhões picados, refogue por mais 1 minuto e tempere com sal. Adicione água quente, mexa bem e tampe a panela. Se necessário, acrescente mais água quente. Desligue o fogo e sirva em seguida.
Gostou das nossas receitas? Então, que tal experimentar servi-las na sua festa junina e compartilhar conosco a sua experiência?
Por meio do Programa Alimentos Seguros (PAS), o Senac SC trabalha para garantir a segurança alimentar nos estabelecimentos de gastronomia. Com capacitações e...
Quando se fala em gastronomia, muitas vezes nos concentramos em sabores, aromas e apresentações. No entanto, a textura dos alimentos desempenha um papel...
A gastronomia é uma arte que combina criatividade, técnica e paixão, e uma carreira neste setor é o sonho de muitas pessoas. Se...
Novo Post!