A Internet está em constante evolução, e a cada nova fase, novas oportunidades e desafios surgem. Nesse sentido, a Web 3.0, a próxima...
Phishing: como proteger seus dados2 min read
Você provavelmente já leu o termo phishing, mas você sabe o que significa?
Phishing é o nome dado para o conjunto de práticas que visa roubar dados pessoais, bancários e outros de usuários na internet. É considerado hoje em dia uma das grandes ameaças da informática, juntamente com os malwares.
Ao contrário dos vírus de computador, o phishing não costuma danificar máquinas de maneira permanente ou promover ataques constantes por conta de sua natureza. Normalmente, não são softwares maliciosos, mas sim webpages falsas para preenchimento de dados, e-mail e etc.
Por mais atento que seja o usuário, todos estão sujeitos a serem vítimas de phishing. Por isso, siga algumas dicas para se proteger e orientar seus clientes, caso você seja um profissional da área de informática.
Confira algumas dicas para manter seus dados protegidos e usar a internet de maneira mais tranquila:
Como evitar o phishing
Desconfie de e-mails suspeitos
Se você receber um e-mail inesperado solicitando informações confidenciais, verifique a autenticidade da fonte antes de responder. Um dos esquemas de phishing mais famoso e longínquo é o famoso e-mail do filho de um príncipe nigeriano que estaria precisando de ajuda. É estranho levar isso a sério, mas muitas pessoas já caíram.
Verifique os URLs
Vai fazer uma compra online, especialmente de um link vindo de um anúncio? Sempre verifique se o URL do site é legítimo. Primeiramente, certifique-se de que ele comece com “https” e tenha o nome da empresa correto. A atenção deve ser ainda maior no caso de promoções muito chamativas.
Mantenha seu software atualizado
Atualizações regulares de software muitas vezes incluem correções de segurança importantes. Isso vale para as suas máquinas e navegadores. Caso você não tenha a verificação de atualizações automática habilitada, faça o processo manualmente de tempos em tempos.
Utilize um antivírus confiável
O melhor antivírus é sempre o cuidado ao utilizar a internet, mas um software antivírus confiável e um filtro de e-mail podem ajudar a detectar e bloquear ameaças de phishing.
Atualize-se
Esteja ciente das táticas de phishing e eduque-se sobre como identificá-las. Isso pode ser feito por meio de artigos, acompanhamento de notícias, vídeos e etc. Segurança nunca é demais.
Publicações Relacionadas
A inteligência artificial (IA) se infiltrou em diversos setores da sociedade. Isso acabou impactando drasticamente a forma como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos...
Acessibilidade na tecnologia: inclusão com inovação
A acessibilidade na tecnologia é um mercado que está em crescimento e vem transformando a maneira como as pessoas com deficiência ou com...