Você já deve ter utilizado um sistema simples e prático e que ofereceu a sensação de ter sido feito especialmente para você. O User Experience Designer é quem pensa em cada detalhe para gerar essa experiência tão positiva e atingir a satisfação do usuário com o produto.

Como um bom observador, o profissional de UX Design tem facilidade para perceber, analisar e entender um determinado problema para propor soluções.

As interfaces, que são a comunicação entre duas partes, seja para software, aplicativo ou site, não precisam ser apenas bonitas. É necessário uma boa usabilidade para proporcionar uma experiência fácil e agradável ao usuário. É aí que se encaixam os profissionais dessa área, que definem o problema, fazem pesquisas, desenvolvem uma solução e testam o design do projeto com os usuários.

A experiência do usuário sempre foi um ponto importante no mundo dos negócios. Por isso, a evolução e os resultados dessa profissão são muito relevantes, porque ao fornecer boas experiências aos usuários, é possível fidelizar e conquistar mais clientes. 

Como o UX Designer trabalha?

Alguns trabalhos podem ser bem feitos, mas se não houver uma boa experiência de interação,  não trará o sucesso desejado para o produto em questão. O trabalho do UX Designer acaba sendo uma ferramenta de inovação de soluções, já que ele entende o real problema, estuda e busca soluções inovadoras para melhorar todas as áreas da experiência do usuário com um produto ou serviço.

O trabalho é voltado ao estudo sobre o comportamento humano e o serviço oferecido pela empresa, comprometido com as principais necessidades do usuário, para que seja produzido o produto que mais agrade. Para isso são indispensáveis habilidades como o entendimento de mobile para o desenvolvimento plataformas responsivas, prototipação rápida e o desenvolvimento de sketches e wireframes.

As interações que o UX Designer busca melhorar podem ser para um sistema website, loja, atendimento telefônico ou painel de controle. Mas, considerando que a experiência do usuário é muito particular, o profissional precisa trabalhar com base em pesquisas e testes para atingir de forma positiva o maior número de usuários.

Como clientes, todos nós teremos experiências positivas ou negativas ao interagir com algum serviço ou produto. Por isso, é muito importante e necessária a atuação do UX Designer, para se dedicar exclusivamente à satisfação do usuário e sucesso do serviço prestado.

O atual mercado de trabalho para o UX Designer

O mercado para o UX Designer cresce a cada dia, o que atrai muitas pessoas para trabalhar nessa área. Isso reflete em todos os segmentos, valorizando tanto a profissão quanto as possibilidades em soluções inovadoras para produtos.

O crescimento do mercado mobile também influencia o modo de trabalho desses profissionais, considerando que a experiência do usuário sempre está em transformação e deve prever múltiplas plataformas.

A qualificação profissional é um fator importante para aprimorar as habilidades e executar funções que o mercado de trabalho exige. Os profissionais de UX Design devem se manter atualizados com as mudanças tecnológicas e pesquisas na área, se qualificando em conhecimentos avançados de design gráfico, programação, interação do usuário, dominar métodos de pesquisa pela internet e saber fazer leitura de dados do Google Analytics. 

E aí, você também é um UX lover? Conheça os cursos livres do Senac SC que vão turbinar seus conhecimentos na área e invista na sua qualificação!

Publicações Relacionadas