Como vivemos a era do conhecimento, em que ocorre constantemente um “boom” de informações, as organizações dependem de processos inovadores para se tornarem competitivas no mercado.  Como as atividades organizacionais são realizadas por pessoas, a valorização de colaboradores passou a ser tema central de discussão dos profissionais que atuam com gestão de pessoas.

De acordo com Emanuella Nicolazzi, analista de recursos humanos do Senac em Santa Catarina, valorizar as pessoas significa dar atenção àquilo que elas estão entregando para a organização. “Os gestores precisam mostrar que o resultado do trabalho foi importante para o desenvolvimento da empresa”. O esforço para valorização dos profissionais traz diversos benefícios, como motivação, engajamento e retenção de talentos, já que ativa a autoestima e a percepção de que o esforço valeu a pena.

Iniciativas com esse objetivo possibilitam reforçar comportamentos positivos, ou seja, que estão alinhados com os objetivos organizacionais e são importantes para a empresa alcançar as metas traçadas. Segundo Emanuella, a valorização de pessoas pode acontecer de diversas formas, com oportunidades de capacitação, flexibilidade, planejamento de carreira, pacote de benefícios e meritocracia. “Para começar, os gestores podem criar o hábito de distribuir um simples “parabéns!”.

Publicações Relacionadas