O verão traz a possibilidade de descansar, curtir o litoral e fazer viagens que, muitas vezes, são esperadas durante todo o ano. Mas uma questão deve ser sempre considerada: qualquer atividade nesta estação exige proteção. O uso de filtro solar é unanimidade entre os médicos, já que o excesso de sol pode trazer inúmeras consequências, até mesmo graves.

No momento de adquirir o filtro solar e aplica-lo, é necessário ter atenção a alguns detalhes. Veja abaixo dicas importantes:

  • Os filtros solares são mais completos quando têm proteção combinada para UVB, UVA, UVC e infravermelho. O fator de proteção solar também é importante: prefira, no mínimo, FPS 30.
  • Como todos os produtos são submetidos a testes, os filtros podem ser usados tanto em creme, como em gel, spray ou sérum. Em peles secas, as loções são mais indicadas, e, nas oleosas, filtro em gel.
  • No rosto, prefira filtros solares com fórmulas específicas, com proteção aliada à hidratação e substâncias antienvelhecimento.
  • O filtro solar deve ser aplicado todos os dias, mesmo na rotina de estudos ou trabalho. Tenha cuidado principalmente nas áreas que ficam mais expostas, como rosto, pescoço e braços.
  • Aplique o filtro pelo menos 20 minutos antes de se expor ao sol – é o tempo necessário para que a pele absorva o produto e resulte no efeito desejado. Depois de entrar na água, a proteção deve ser reforçada.
  • Quem pratica esportes durante o verão, pode ter o filtro solar retirado com o suor. Por isso é importante investir em bloqueadores com substâncias específicas, como dióxido de titânio e óxido de zinco.

Publicações Relacionadas