Caminhos na área de TI
A área de Tecnologia da Informação (TI) já foi considerada o futuro, mas faz parte do presente há algum tempo. Com a digitalização...
Para os 640 competidores da 7ª Olimpíada do conhecimento participar da competição é mais do que um desafio, é uma oportunidade de conhecer pessoas, fazer contatos, crescer profissionalmente e viver uma experiência diferente. No dia 12 de novembro, durante a abertura do evento, estiveram presentes para contar um pouco de suas histórias de vida o ex-presidente Lula, o estilista Ronaldo Fraga, o maratonista Bernardo Fonseca, o maestro João Carlos Martins, além da apresentação de André Marques.
Os competidores de diversos estados brasileiros e de outros 24 países tiveram, no dia 13, tempo para a ambientação, para verificar os equipamentos e conhecer os espaços. Dia 14, primeiro dia das competições, a presidente Dilma foi ao Anhembi prestigiar o evento. Em seu discurso ela falou sobre capacitação profissional, sobre as parcerias positivas entre Senac, Senai e o Governo Federal na iniciativa do Pronatec.
Competições – cabeleireiro
As competições iniciaram ainda na manhã do dia 14 e se estenderam até a noite. Na categoria cabeleireiro a nossa aluna de Florianópolis, Bruna Silvestre, produziu pela manhã, um penteado feminino com ornamentação para noivas e durante a tarde corte masculino estilo fashion com coloração. Nessa categoria as provas duram entre duas e quatro horas. Tudo depende do tipo de procedimento de corte, penteado ou coloração que eles devem fazer. Nesse caso, quatro avaliadores observam os alunos durante a prova e outros avaliadores, que ficam isolados durante a prova, passam pelas bancadas avaliando minuciosamente o resultado das atividades.
No segundo dia, 15 de novembro, Bruna teve que produzir penteado feminino com coloração pela manhã e penteado criativo feminino com realce de cor, a tarde, totalizando 7 horas de prova.Os quatro avaliadores que acompanham os trabalhos, devem entrar em um consenso e dar uma única nota. Já os avalidores “cegos”, analisam e dão suas notas individuais. Após todas as avaliações, as produções ficam expostas para o público.
Cozinheiro
Na categoria cozinheiro, a Mayara Silvia dos Santos precisou preparar um prato principal e uma sobremesa com base na cozinha celíaca. As receitas escolhidas foram um peixe e um brownie. Nesta categoria o aluno inicia os trabalhos as 8h30 e deve apresentar os pratos entre 13h45 e 14h45. A cada prato finalizado, os avaliadores experimentam, fazem suas considerações e dão suas notas. Nessa categoria em especial houve uma avaliação chamada de avaliação cega, pois os jurados recebem os pratos sem saber de qual competidor ou estado pertencem. Após isso, com a receita, os pratos ficam expostos para os visitantes.
A nossa aluna de gastronomia, Mayara, preparou o seguinte prato: fraldinha com recheio de queijo brie, ao molho de mostarda dijon com fricassê de shitake e ervilhas. De sobremesa, um bavaroise de chocolate com recheio de creme bruleê. Nessa categoria, há ainda a necessidade de não esquecer ou deixar de utilizar os ingredientes obrigatórios, listados na receita.
Técnico em enfermagem
Já os meninos do Técnico em Enfermagem, Guilherme Augusto da Silva e Leandro Randünz, tiveram suas atividades baseadas na assistência integral ao paciente clínico. Nesta categoria os alunos são avaliados por três jurados simultaneamente, por quase duas horas. Os procedimentos são simulados com bonecos, que são interpretados por atores. Por exemplo: eles realizam o procedimento no boneco e quem conversa com eles como se fosse o boneco são esses atores. Após a prova, os alunos passam por uma breve etapa oral com os avaliadores. Depois de tudo, os três jurados se reúnem e entram num consenso para a nota final das duplas. No Técnico em enfermagem, os meninos realizaram procedimentos e orientações em assistência integral ao paciente materno-fetal e neonatal.
A competição segue até dia 18 de novembro, com premiação e cerimônia de encerramento, que será realizada em Barueri – SP.
Foto: Hélvio Romero
A área de Tecnologia da Informação (TI) já foi considerada o futuro, mas faz parte do presente há algum tempo. Com a digitalização...
A Internet está em constante evolução, e a cada nova fase, novas oportunidades e desafios surgem. Nesse sentido, a Web 3.0, a próxima...
A inteligência artificial (IA) se infiltrou em diversos setores da sociedade. Isso acabou impactando drasticamente a forma como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos...
Novo Post!