Seu óleo de cozinha jamais deve ser jogado no ralo da pia. Um litro de óleo é capaz de contaminar e inutilizar 25 mil litros de água e ainda formar pedras que obstruem o canal de descarte.

Mas então qual a maneira correta de descartar esse resíduo?

Ele deve ser acondicionado, depois de frio, em uma garrafa pet e entregue a entidades que são responsáveis por dar o destino adequado para esse material. O óleo de cozinha é a principal matéria prima para a fabricação de sabão em barra e também de biodisel. Em algumas cidades brasileiras a produção desses dois derivados, por meio de cooperativas, garante emprego e renda a muitas famílias.

Em Florianópolis, desde 1998 a Associação Comercial e Industrial de Florianópolis – ACIF desenvolve um programa de reciclagem de óleo, o ReÓleo. Em parceria com diversas empresas e restaurantes, a entidade criou pontos de coleta pela Grande Florianópolis e recolhe periodicamente o dejeto que mais tarde vira matéria prima para a produção de produtos de limpeza.

Desde o início de setembro a ACIF lançou um desafio para os moradores de Florianópolis: juntar 10 mil litros de óleo em 1 mês e entrar para o livro de recordes Guiness Book. A campanha que começou em 1º de setembro bateu sua meta hoje devido a grande participação da comunidade e das empresas parceiras do programa. Mas ainda restam 10 dias para contribuir para um recorde ainda maior e a vida inteira para fazer o bem para o meio ambiente.

Então, que tal começar a praticar esse ato de cidadania hoje mesmo? É simples rápido e faz toda diferença para a natureza.

Os pontos de coleta você confere aqui. E se não houver um próximo a sua casa entre em contato com a ACIF e solicite a coleta. :)

Publicações Relacionadas