Cores para o verão 2025
O verão de 2025 está chegando, e se você quer se manter na moda e arrasar nesta estação, conheça cores que são tendências...
É comum que de tempos em tempos a moda se atualize e apareçam tendências nada convencionais. No entanto, nos últimos meses tem voltado à tona um estilo um tanto quanto vintage: o old money. Por isso hoje vamos te explicar o que é, como surgiu, onde comprar e inspirações para essa moda.
Traduzindo literalmente, old money significa “dinheiro velho”, ou seja, dinheiro acumulado ao longo de gerações e portanto, oriundo de heranças. Na moda, esse termo é usado para referir-se ao estilo de herdeiros, considerado algo mais minimalista, sem logomania ou grandes extravagâncias.
Atualmente as redes sociais possuem grande influência sobre a moda e com o estilo Old Money não foi diferente. No Tiktok, os vídeos e hashtags em tudo que diz respeito a essa nova tendência tem crescido ganhado cada vez mais adeptos.
Do mesmo modo, o recente lançamento do remake da série Gossip Girl também influenciou na volta desse estilo. Sobretudo, a série traz muito da origem do estilo, retratando famílias herdeiras e o povo fundador de Nova Iorque como os van der Woodsen e Walford.
Além disso, Lana del Rey tem sido a trilha sonora dos vídeos viralizados, especialmente com músicas do primeiro álbum. Nesse álbum, a cantora trouxe a atmosfera perfeita para o estilo: mansões no campo, lustres, quadros renascentistas, etc.
Ao contrário dos novos ricos, mais popularmente chamados de Y2K, como celebridades e influenciadores que costumam usar muitas roupas de extravagantes, o Old Money preza mais pela discrição e minimalismo, pode-se dizer que se aproxima do Slow Fashion.
As roupas geralmente possuem um tom mais neutro, estruturado, com fios naturais e sem marcas aparentes. Assim, essa moda tem muita alfaiataria, cortes retos, clássicos, camisa social, lenços de seda e, claro, peças feitas sob medida.
No entanto, alguns looks são inspirados nos colégios internos norte-americanos, com coletes, suéteres, saias rodadas e peças em xadrez. Além disso, há também a pegada mais esportiva, e nisso, claro, estamos falando de tênis e hipismo. Esses esportes estão diretamente ligados ao estilo de vida que os herdeiros e detentores de grandes fortunas levam.
Apesar de não carregarem logomania, a estética old money pode ser associada a marcas como Chanel, Raph Lauren, Lacoste e Casablanca. Contudo um dos principais pontos é justamente marcas que não possuem seus nomes estampados e produzem peças sob medida. Sendo assim, grande parte das peças são exclusivas e secretas.
Como tudo nessa tendência é justamente o contrário do que vemos hoje na mídia, os acessórios não seriam diferente: pérolas e ouro branco. Assim como na vestimenta, colares, pulseiras e brincos são discretos e minimalistas e as bolsas de grife não possuem logotipos.
Porém, esse estilo traz mais acessórios que apenas as joias, como chapéus, luvas, lenços de seda, broches e abotoaduras antigas.
Se você se interessou por essa estética e quer buscar referências, aqui vão alguns filmes e séries que utilizam essa moda e podem te inspirar:
Apesar das peças old money serem facilmente encontradas nas lojas de departamento e internet, podemos dizer que essa moda é mais um estilo de vida do que propriamente peças de roupa, já que ele preza pela discrição e minimalismo.
Por isso, se você busca aderir à essa tendência, o ideal é procurar por peças de fibras naturais e cores de baixa saturação. Os sapatos devem ser de qualidade, as peças estruturadas e sem vincos. Do mesmo modo, deve-se preferir peças feitas sob medida ou ajustadas perfeitamente para seu corpo.
Como tudo hoje em dia, precisamos trazer o lado ruim do old money: a desigualdade social escancarada. Ou seja, com o mundo do jeito que está, trazer esse estilo acentua as diferenças e pode se tornar um problema no contexto social.
Por outro lado, esse estilo pode ser a fuga da moda extravagante e de ostentação disseminada nas redes através das figuras públicas.
Com isso, podemos concluir que o estilo Old Money é uma nova tendência, que vai na contramão da moda dos últimos anos. Em síntese, de certa forma essa moda defende o “menos é mais”, trazendo menos brilho e logomania e mais elegância e discrição.
O verão de 2025 está chegando, e se você quer se manter na moda e arrasar nesta estação, conheça cores que são tendências...
O mercado da moda vai além das passarelas de São Paulo e Rio de Janeiro, revelando um universo de criatividade e talento em...
Calçar os pés com o par perfeito é como encontrar o parceiro ideal: deve haver conforto, sintonia e uma dose de estilo. Porém,...
Novo Post!