Há seis anos, nos meses de janeiro, o Senac em Santa Catarina promove a Missão Técnica New York, em parceria com a Volleé Viagens. O objetivo dessa iniciativa é levar empresários e gestores catarinenses para discutir tendências, trocar experiências e rever conceitos ligados aos negócios. Este ano, a comitiva contou com cerca de 40 integrantes que tiveram a oportunidade especial de participar da Retail’s Big Show, maior e mais importante feira do segmento varejista do mundo que acontece todos os anos em Nova Iorque. A Feira recebeu empresas como: Adobe, Google, IBM, HP, Intel, Microsoft, Paypal, Motorola, Philips, Samsung, SAP, Visa e mais outros 500 expositores.

A Retail’s Big Show 2017 apontou tendências e mudanças necessárias para alavancar o varejo e engajar consumidores e colaboradores à marca. O professor do Senac/SC, Eliézer Ribeiro, participante da equipe técnica da Missão New York, compartilha algumas dicas apresentadas na feira, que são importantes para o quem atua no varejo. 

Como transformar os dados dos clientes em resultados?

É preciso conhecer novas tecnologias, identificar aquelas que mais se adequam à realidade da loja, analisar as informações coletadas e promover ações que possam engajar os consumidores à marca. Essas ações geram novos resultados e contribui para a fidelização do cliente.

Atrair e treinar líderes com novas habilidades e talentos

Para aumentar o engajamento dos colaboradores com a marca e aperfeiçoar a experiência dos clientes dentro das lojas. O varejo está criando novas carreiras e precisa preparar novos líderes/colaboradores na mesma proporção dessas mudanças. Fazer parcerias com instituições de ensino que possam qualificar a “força de trabalho” para o varejo do futuro. Capacitar líderes que saibam formar novos líderes e que estejam familiarizados com as novas tecnologias.

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A marca precisa de algo que se destaca

Algo que vá além do produto. A marca precisa ser relevante e recompensar os melhores. É preciso ser genuíno para gerar confiança no consumidor. Criar uma experiência com a marca como uma tribo. Algo mais que possa ser compartilhado pelo cliente em suas relações de amizades. Uma comunidade viva que compartilha sensações, novas experiências e percepções.

Da customização à personalização

Oferecer ao cliente uma experiência de compra personalizada, onde ele mesmo interage na criação do produto desejado.  Uma experiência que vai além da customização. Os clientes querem usar produtos que façam parte da sua realidade e do seu jeito de ser. Portanto, nada melhor do que ele mesmo participar desse processo e as novas tecnologias facilitam essa interação do consumidor no processo de produção do produto.

Você encontrará maiores detalhes dos temas acima e muito mais nos eventos, cursos, palestras e treinamentos do Senac através do Programa Senac Varejo. Entre em contato com a Faculdade Senac  Palhoça ou com a Unidade do Senac mais próxima a sua cidade e antecipe as mudanças que o novo varejo exige.

Autoria: Prof. Eliézer Ribeiro de Souza.

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