A preocupação com o meio ambiente faz com que um movimento ganhe cada vez mais força: a moda sustentável. Seja em pequenas ou grandes escolhas, cada um pode fazer sua parte!

A indústria, inclusive, está atenta a esses anseios do público e oferecendo algumas soluções inovadoras. Com o tempo, a moda sustentável será um assunto ainda mais comum.

Quer saber como fazer parte deste movimento? Te explicamos um pouco abaixo!

Produção cultural e design

O que é um produto eco-friendly?

Os produtos “amigos da natureza” têm matéria-prima e processos de produção menos prejudiciais ao meio-ambiente. Isso muitas vezes está relacionado à diminuição de substâncias químicas na elaboração da peça, por exemplo.

Como identificar um produto eco-friendly?

Existem alguns selos e símbolos específicos para esse tipo de produto, vale a pena ficar de olho. Por exemplo, na moda, o tratamento da matéria prima desde o início da produção.

O tingimento, especialmente de calças e jaquetas jeans, também é um ponto de atenção, pelos métodos tradicionais utilizarem muitos produtos químicos e uma quantidade enorme de água.

Para quem quer dar um passo além na moda sustentável, vale a pena saber se a produção das roupas é feita com algodão ou outra matéria-prima orgânica. Um processo sem uso de agrotóxicos é menos agressivo ao meio-ambiente.

Como a roupa é um ciclo completo, vale também ficar de olho no descarte. Tecidos biodegradáveis estão em alta. Mas, além disso, é importante valorizar a durabilidade: uma peça de roupa que é útil por mais tempo já ajuda a diminuir o número de peças novas de baixa qualidade por aí.

Hoje também existem até roupas que não precisam ser lavadas quase nunca. Parece estranho, mas é real! Tecidos que usam algas marinhas podem ser utilizados por dias sem absorver odores corporais e mantendo a leveza da peça. Estima-se que uma peça dessa economize até 3 mil litros de água durante sua vida útil.

Outras dicas de moda sustentável

Procure em brechós

Tem muita coisa usada que você nem vai acreditar no preço, e assim você dá vida nova a uma peça que poderia até ser descartada. Às vezes, a pessoa só mudou um pouco seu estilo ou as medidas, mas as roupas ainda estão em ótimo estado. Sempre vale a pena garimpar!

Olho na qualidade, não na marca

Muitos produtos de mais qualidade e durabilidade podem estar longe das etiquetas famosas. Dê preferência para quem prioriza a sustentabilidade nos processos e entrega produtos de alta durabilidade e versáteis.

Compre só quando precisar

Nada de armário cheio de roupa quase nunca usada! Mantenha tudo mais simples e com o seu estilo. Dê preferência a peças versáteis e que realmente tenham a sua cara. Um guarda-roupa reduzido também pode ajudar nesta iniciativa. 

Publicações Relacionadas