A moda, muitas vezes, é descrita como uma das maneiras que um indivíduo tem de se expressar. Na maioria das vezes, isso é associado a questões individuais. Porém ela também pode ser uma maneira de se conectar com a cultura de um grupo, local ou período de tempo.

Muitas pessoas ainda acreditam que moda é um assunto elitizado e distante por conta dos famosos desfiles de grifes. Contudo, qualquer escolha de estilo feita por uma pessoa, seja até na maneira de usar um uniforme, é uma escolha de moda.

Nesse sentido, alguns passaram a utilizar a moda como uma forma de identidade coletiva, seja para expressar orgulho, passar uma mensagem ou só se sentir conectado com algo maior e coletivo.

Aspectos da identidade cultural na moda

Identificação

Muitas pessoas simplesmente querem se conectar com as suas origens e recuperar alguma estética que foi enfraquecendo com o tempo. Seja por peças inteiras diferentes, acessórios ou até pequenas alterações, muitas pessoas fazem referência a culturas e grupos sociais e étnicos no dia a dia como uma maneira de expressar essa coletividade.

Produção cultural e design

Tradição

Seja no corte, acessórios e até nos materiais utilizados, muitas coisas passam de geração em geração na moda. Preservar isso, primeiramente, é manter viva uma chama dos antepassados e seus costumes. Isso pode ser facilmente adaptado à contemporaneidade com combinações criativas e elementos que compõem o vestuário.

Símbolos

A moda pode trazer símbolos e ícones de uma cultura de maneiras sutis ou até mais claras. A presença é tão forte que algumas marcas fazem adaptações no logotipo para se adaptar a algum grupo ou ideia. 

Esses símbolos, a princípio, podem ser sociais, relacionados a manifestações culturais e até religiosos.

Empoderamento

Muitas pessoas passam a se sentir bem por expressar sua identidade coletiva. A moda é uma das maneiras de se fazer isso. Assim, esses processos vão ganhando força e as pessoas vão se sentindo mais à vontade para se expressarem e criarem um novo ambiente através da moda. 

Ficou interessado? Conheça nossos cursos na área. Clique aqui!

Publicações Relacionadas