CLT ou PJ: o que levar em conta?
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No início dos anos 2000, as mídias sociais tinham um propósito basicamente pessoal. Você reencontrava antigos colegas de escola, amigos de infância, familiares distantes e até mesmo fazia novas amizades. Era possível manter contato com todos, ao mesmo tempo e independente da distância geográfica.
No entanto, os tempos mudaram e, com eles, mudaram também as funcionalidades desses canais. Orkut, Facebook, Twitter, “distrações” que precisavam ser bloqueadas dentro das empresas, viraram ferramentas de trabalho de muitos profissionais que hoje atuam na área de Marketing Digital.
Todos os dias, novas marcas surgem e, na intenção de se tornarem conhecidas ao grande público, criam seus perfis nas diferentes mídias sociais. Até então, nada pareceu muito complexo, mas o grande desafio ainda está por vir: como alimentar essas redes de forma que atraia o público-alvo e o faça interagir com o seu produto?
Se você está começando um negócio novo e não sabe ao certo como usar as mídias digitais ao seu favor, é importante ficar atento a alguns detalhes:
Se antes os compradores/usuários não tinham muitas opções para demonstrar suas (in)satisfações, hoje basta uma avaliação no Facebook ou um texto marcando a sua empresa para chegar aos olhos de milhares de pessoas.
Isso é bom e ruim ao mesmo tempo: caso o seu produto agrade aos clientes, eles mesmos se encarregarão de fazer a propaganda boca a boca; no entanto, um simples erro pode prejudicar e muito a reputação da sua empresa. Por isso, cuide para que você entregue sempre o melhor produto ou serviço. E esteja aberto para as críticas, respondendo-as e buscando corrigir as falhas.
Antes de sair por aí criando perfis em todas as mídias sociais existentes, saiba exatamente com quem você está falando. Faça estudos sobre o seu público-alvo e tenha consciência de quem você quer atingir. Seus clientes estão no Instagram? Abra sua conta lá. Eles não costumam usar o Twitter? Não gaste esforços ali.
Crie métodos de postagem de forma que as pessoas sintam vontade de participar das publicações. Desafios e perguntas são boas maneiras de criar um relacionamento duradouro, mas cuide para que o conteúdo gerado tenha qualidade e seja do interesse do seu público-alvo. Do contrário, eles não se sentirão atraídos a colaborar e você se tornará uma presença desagradável na timeline de seus seguidores.
Lembre-se: seu perfil nas mídias sociais não é um panfleto no qual você anuncia todos os serviços e produtos que oferece. Muitas empresas fazem isso e o resultado é irritante para os leitores e faz com que você perca seguidores. Para ser bem sucedido no meio digital, é preciso produzir conteúdo interessante e dinâmico, que promova uma interação direta entre você e o consumidor.
Para isso, tenha em mente quais são os temas que ganham a atenção da sua audiência e comece a criar autoridade no assunto. Crie um blog, envie e-mail marketing, produza webinars e eBooks, entre outras possibilidades. Isso aumentará a credibilidade da sua marca e a fixará na cabeça dos consumidores.
E aí, anotou tudo? Se você quer se aprofundar mais na área, o Senac possui cursos livres, técnicos e até pós-graduação na área. Conheça nossas opções e garanta já a sua vaga! Afinal, acompanhar as novidades da área digital é fundamental para o seu negócio. ;)
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