Quando se trata de criar espaços habitáveis e esteticamente agradáveis, o design de interiores e a arquitetura desempenham papéis fundamentais. No entanto, essas...
Manual de identidade visual: qual a importância desse material para o seu negócio3 min read
A identidade visual de uma marca é o elemento gráfico que representa uma empresa, tornando-a única no mercado. Essa representação é uma forma de comunicação externa, que permite ao público identificar rapidamente seu negócio, além de transmitir confiança e credibilidade. Um logotipo bem definido agrega valor aos produtos ou serviços, contribuindo positivamente na reputação da empresa.
Mas essa identidade visual vai muito além do logo: abrange a aplicação dele, tipografias utilizadas pela marca, as cores que a identificam, normas de aplicação, entre outros. Todos esses elementos auxiliam no processo de padronização de vários itens, desde fachadas, papelaria, uniformes e até identificação de frotas. Disponibilizar o manual de identidade visual para um ou mais fornecedores garante que eles trabalhem sua marca corretamente.
Um bom manual de identidade visual deve conter alguns elementos fundamentais, são eles:
Introdução e Conceito
Inicialmente, contextualize o leitor sobre a história e criação da empresa, seus produtos e/ou serviços, perfil do público-alvo, diferenciais competitivos, posicionamento, etc. Esse ponto é muito importante para que as pessoas tenham maior conhecimento da sua empresa e entendam sua marca e as particularidades da mesma.
Logotipo
Este é o elemento principal do manual de identidade visual. Aqui é possível determinar todos os aspectos visuais da sua marca, como, por exemplo, cores, formas e símbolos.
Nesse tópico pode-se definir também outros elementos visuais para aplicação da marca, como distância mínima entre os itens que compõem o logo, utilização em fundos coloridos, versões monocromáticas, proporções e tamanho mínimo para uso. Indique o uso de formas que harmonizem com o logotipo, usando exemplos de aplicabilidade.
Paleta de cores
Determinar as cores principais da empresa ajuda a compor a identidade visual da sua empresa. Incluir a paleta de cores principal e de cores secundárias evita que distorçam a imagem da marca. Definir as cores na escala Pantone, CMYK e RGB ajuda a manter a fidelidade deste quesito.
Tipografia
Outra parte importante do documento é a tipografia institucional, ou seja, o tipo de letra. Junto dos elementos visuais, a definição da tipografia institucional é fundamental para manter a padronização da comunicação da marca. Aqui aborda-se desde o tamanho mínimo da fonte principal, quais fontes secundárias podem ser utilizadas e até as cores de utilização. O ideal é ter duas ou três tipografias secundárias.
O que não fazer com a sua marca
Outro ponto importante para ter em seu manual de identidade visual são alguns exemplos de como a marca não pode ser utilizada. Pode parecer incomum, mas é necessário para exemplificar algumas situações em que sua marca não deve ser utilizada.
Algumas recomendações são questões bem pessoais da marca, como orientação e margens do documento, ficando a critério da empresa a sua aplicabilidade. Discuta com sua equipe de arte e veja qual a preferência deles. Aliás, confie na sua equipe de designers e acredite no senso estético que eles possuem para montar o melhor manual de identidade visual da sua marca.
Gostou das indicações e exemplos? Aproveite o embalo e faça o seu manual de identidade visual para criar e preservar a sua marca.
Publicações Relacionadas
Psicologia das fontes: a influência na percepção da marca
Tudo em uma marca comunica, e com as fontes não seria diferente. Seja na logo, posts de redes sociais, cartões de visita, cardápios,...
Dicas para decorar seu ambiente alugado
Quem já alugou algum espaço, seja para morar ou com fins comerciais, sabe que os contratos podem vir cheios de regras. É comum...