Ter as unhas bonitas não significa estar apenas com o esmalte em dia. Higiene, hidratação e fortalecimento são processos imprescindíveis para manter as mãos belas e saudáveis. Ao fazer as unhas no salão de beleza, o cuidado básico que toda manicure e cliente deve ter é com o uso de instrumentos como o alicate, que deve ser individual. Se a cliente não tiver seu próprio kit, o salão deve se encarregar de esterilizar as ferramentas usando autoclave – equipamento que, por meio do calor úmido e sob pressão, é capaz de eliminar até os vírus e bactérias mais resistentes. Depois de esterilizados, os instrumentos devem ser guardados em envelopes protegidos da exposição do ar, para evitar a contaminação. Esse processo deve acontecer em todos os materiais de aço utilizados no salão para evitar a proliferação e transmissão de doenças como a hepatite B e micoses. Outros objetos utilizados para fazer as unhas, como lixas e palito de laranjeira, devem ser descartáveis. Como não podem ser esterilizados, são utilizados com apenas uma pessoa.

Cuidados com as cutículas

Umas tendência que vem ganhando força entre mulheres que fazem a unha regularmente é a não remoção das cutículas. A cutícula da unha é uma proteção natural contra microorganismos, ou seja, retirá-la significa deixar a unha frágil e suscetível a contaminação. Para quem deseja começar a seguir essa tendência, a recomendação é o uso de pomadas hidratantes e ceras, que mantém a cutícula fina, aderida e uniforme. Com o tempo, a cutícula fica fininha e quase inexistente, além de fazer com que as unhas cresçam mais fortes, sem ondulações e manchinhas.

Cuidados com as unhas

Se você tem unhas fracas e dificuldade para deixá-las crescer, talvez o problema esteja em sua alimentação. Para fortalecê-las, é importante que você consuma proteínas, vitamina A e cálcio. Esses nutrientes são facilmente encontrados nos alimentos de consumo diário, como carne vermelha, ovos, espinafre, leite e derivados. Ainda assim, se suas unhas continuarem enfraquecidas, vale investir em produtos cosméticos. Use diariamente hidratantes para mãos com ureia, aplique uma camada de base para fortalecer unhas fracas, com formaldeído, casco de cavalo ou cravo da índia, sempre antes de aplicar qualquer esmalte. Retire o esmalte somente com removedor de esmalte sem acetona, pois o produto pode causar danos às unhas.

Cuidados com as mãos

O contato constante das mãos com produtos de limpeza e sabonetes pode ressecar a pele e deixar com aspecto envelhecido. Para manter a hidratação constante e evitar o aparecimento de manchas causadas pela idade e pelo sol, a recomendação é o uso de produtos hidratantes e com fator de proteção solar elevado. A exposição diária ao sol leva ao surgimento de manchas com o passar o tempo, e as mãos são o local geralmente esquecido quando o assunto é proteção. Portanto, tenha cuidado!

Publicações Relacionadas