A inteligência artificial chegou trazendo muitas dúvidas, tanto para o mercado quanto para os usuários. Isso porque a tecnologia é relativamente nova e ninguém entende ainda como isso pode afetar o dia a dia em sociedade. Leia no texto de hoje, tudo sobre o mercado de trabalho aliado à inteligência artificial.

O que é Inteligência Artificial (IA)?

De uma forma um tanto simples, podemos definir a Inteligência Artificial como a capacidade das máquinas de executarem tarefas humanas. No entanto, a programação dessas ferramentas não é tão simples assim. Na verdade, essas ferramentas foram desenvolvidas e seguem sendo estudadas para facilitar o dia a dia das pessoas. Contudo, hoje, a IA acaba trazendo riscos e incertezas para determinadas pro fissões.

Ou seja. a Inteligência Artificial foi criada para dar autonomia e independência para certas tarefas que antes eram executadas. exclusivamente por seres humanos.

Profissões que a Inteligência Artificial pode afetar

Por mais que se pense que é impossível uma máquina funcionar sem a supervisão humana, muitas profissões são colocadas em risco com a IA. Isso porque em produções que precisavam de 10 pessoas, antigamente, hoje, basta 1 para operar as máquinas. Além disso, a tecnologia continua avançando e trazendo mais incertezas para a sociedade.

Hoje, por exemplo, a produção de textos pode ser facilitada com a IA, trazendo assim, um cenário duvidoso para os profissionais de copywriting. Mas não estamos falando apenas de profissões de escritório. Em países mais desenvolvidos, motoristas estão sendo dispensados por carros autônomos, garçons já foram substituídos e as linhas de produção já possuem mais máquinas que humanos.

Prós e Contras da Inteligência Artificial

Mesmo no cenário atual, a IA conta com uma torcida contra e outra pró a utilização dessas ferramentas, mas a pergunta que fica é: quais são os prós e contras?

Prós

  • Redução de falhas em processos altamente repetitivos;
  • Otimização;
  • Aumento de produção;

Contras

  • Ética: a forma de utilização de dados e informações não é analisada por robôs;
  • Desemprego;
  • Análise simples e sem critérios;

Formas de usar a IA

Ainda que a Inteligência Artificial tenha viralizado com imagens e criação de textos, ela vai além disso. Enquanto algumas profissões são substituídas, outras surgem para criar, otimizar e rodas a IA.

Big Data

Com o objetivo de sistematizar e integrar diferentes fontes de dados, Big Data pode crescer junto com a Inteligência Artificial. Suprindo um grande gargalo da IA, o Big Data se apresenta como a solução para garantir uma boa performance e análise de dados.

Internet das Coisas (IoT)

Uma casa automatizada e inteligente é uma das fontes da IA, já que cada vez mais se torna o sonho dos consumidores. Seja através de um robô aspirador ou com a ligação remota de eletrodomésticos, essa é uma das áreas mais atuantes da IA.

Assistentes Virtuais

Assim como uma casa autônoma, o desejo pelas assistentes virtuais têm aumentado cada dia mais. Assim como facilita o dia a dia em casa, ajuda também nos atendimentos corporativos.

Inteligência Artificial: promessas e ameaças

Apesar de assustar muita gente, é fato que a Inteligência Artificial veio para ajudar as tarefas humanas. Principalmente pela otimização e criação de novos empregos, a IA traz benefícios que podem, alongo prazo, tornarem tudo mais fácil e melhor.

Publicações Relacionadas